Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

O que queima mais calorias: correr na rua ou na esteira?

A verdade é que, em se tratando de perda calórica e de influenciar o emagrecimento, a diferença não é muita. O ideal é variar entre uma e outra forma de corrida – ora fazendo um exercício mais intenso na rua, ora seguindo em um ritmo mais constante e em um tempo maior na esteira. + Saiba […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 22h48 - Publicado em 7 fev 2014, 17h19
Correr na rua ou na esteira oferece vantagens e desvantagens Foto: Latinstok

Correr na rua ou na esteira oferece vantagens e desvantagens Foto: Latinstok

A verdade é que, em se tratando de perda calórica e de influenciar o emagrecimento, a diferença não é muita. O ideal é variar entre uma e outra forma de corrida – ora fazendo um exercício mais intenso na rua, ora seguindo em um ritmo mais constante e em um tempo maior na esteira.

Saiba como evitar a “dor de lado” durante a corrida

Na hora de comparar mesmo um e outro, a tendência é queimar mais calorias correndo na rua. Por que? Ao ar livre você enfrenta vento, a temperatura apresenta variações fazendo seu corpo reagir, você faz deslocamentos maiores para evitar um buraco, para subir uma calçada… Ou seja, o exercício costuma ser mais intenso e exigir maior esforço.

Isso não quer dizer que correr na rua seja melhor do que na esteira. O equipamento é uma excelente opção para seus treinos. Na esteira, em ambiente climatizado, velocidade constante, talvez você encaixe melhor seu ritmo e possa ir mais longe do que se estivesse encarando o asfalto.

Continua após a publicidade

+ Saiba as melhores meia maratonas que rolam este ano na cidade

E se por um lado o ambiente externo turbina o exercício, por outro pede mais atenção – como, por exemplo, com a hidratação. Com as paradinhas para beber água você pode quebrar o ritmo e perder rendimento. Outro cuidado são os obstáculos que naturalmente estão pelo caminho, o que aumenta os riscos de lesões.

Claro, que se o foco é a perda de peso, você deve lembrar de manter uma dieta equilibrada. De nada adianta você correr três vezes por semana, queimando suas calorias seja na esteira ou na rua, e comer de forma exagerada e sem qualidade. Um cardápio bem planejado dá energia o suficiente para o exercício e ajuda no processo de emagrecimento.

Saiba também: onde encontrar bons parques para correr e lugares para praticar atividade física na cidade em nossa página de Esporte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.