Imagem Blog

Cine Vejinha

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes
Continua após publicidade

Filmes caipiras e os grandes trabalhos de Mazzaropi

Em clima de Festa Junina, veja uma seleção de filmes caipiras, com diferentes abordagens: CORAÇÃO LOUCO Em um ambiente em que caipira é ‘country’, a ex-celebridade Bad Blake (Jeff Bridges) – cantor que faz pequenos shows pelo país – vive o drama do alcoolismo e só se apresenta para pequenos públicos, basicamente boêmios embreagados. Até […]

Por Gustavo Di Lorenzo Villas Boas
Atualizado em 27 fev 2017, 13h32 - Publicado em 24 jun 2010, 15h28

Em clima de Festa Junina, veja uma seleção de filmes caipiras, com diferentes abordagens:

CORAÇÃO LOUCO

Em um ambiente em que caipira é ‘country’, a ex-celebridade Bad Blake (Jeff Bridges) – cantor que faz pequenos shows pelo país – vive o drama do alcoolismo e só se apresenta para pequenos públicos, basicamente boêmios embreagados. Até que surge a oportunidade de um grande show. Para isso, o músico terá que lidar com o seu orgulho.

.

A FAMÍLIA BUSCAPÉ

Nessa inesquecível comédia, conhecemos a história de uma família que se torna milionária ao descobrir (sem querer) uma fonte de petróleo. Com a recém-conquistada fortuna, os caipiras mudam para Beverly Hills. Nesse contraste entre a vida no campo e na cidade, eles vivem situações engraçadas e divertidas.

.

2 FILHOS DE FRANCISCO

Zezé Di Camargo & Luciano formam uma das maiores duplas sertanejas da história musical do país. Por conta dos milhões de fãs, o filme-biografia já nasceu com grande expectativa. Nos cinemas, tornou-se sucesso de bilheteria, apresentando para os espectadores uma trama envolvente e bem produzida.

.

O MENINO DA PORTEIRA

‘Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino’ (trecho da música ‘O Menino da Porteira’). O longa, homônimo à canção de Sérgio Reis, trata desse garoto. Na trama, o cantor interpreta um boiadeiro que luta contra o  despotismo de um grande fazendeiro da região.

Continua após a publicidade

Se o tema são filmes caipiras, é impossível não lembrar de um nome em especial. Essencial na história da TV, do teatro e do cinema brasileiro, o ator e cineasta Amácio Mazzaropi conquistou o país com seu trabalho.
Relembre alguns trabalhos:

1959

Com seu pequeno rancho ameaçado por latifundiários da região, o preguiçoso Jeca terá que usar sua esperteza para reverter a situação. Nessa homenagem de Mazzaropi a Monteiro Lobato, é tratada figura do homem do campo e sua inocência, em paralelo com grandes questões como a desigualdade e a reforma agrária.

1961

Continua após a publicidade

Durante a eleição, dois políticos disputam o mesmo cargo, e Jeca se torna cabo eleitoral no campo. A trapalhada começa quando o caipira acaba trabalhando para os dois. Esse foi o primeiro filme colorido do cineasta.

1965

O conservadorismo de um pai de família acaba levando seus filhos à loucura. Porém, tudo muda quando ele sofre um ataque cardíaco e passa a viver como um jovem novamente.

1967

Continua após a publicidade

Um senhor de terras torna-se responsável pela filha de um de seus colonos, cuidando dela como se fosse seu pai. Depois de anos, quando ela volta do colégio acompanhada de uma freira, o fazendeiro terá que se virar para que a menina não reconheça seus pais verdadeiros.

1973

Uma das maiores bilheterias na carreira de Mazzaropi. Trata-se de um relato sobre a ingenuidade e a superação de um pequeno fazendeiro que sofre um golpe de um vigarista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.