Copa do Mundo no cinema
De quatro em quatro anos, há um período em que o mundo inteiro para. Durante os jogos da Copa do Mundo, não há fuso horário que contenha a torcida de um país. Fora dos gramados e das transmissões de TV, o campeonato mais esperado do globo rendeu roteiros para as telonas durante décadas. Conheça nossa lista com 5 filmes […]
De quatro em quatro anos, há um período em que o mundo inteiro para. Durante os jogos da Copa do Mundo, não há fuso horário que contenha a torcida de um país.
Fora dos gramados e das transmissões de TV, o campeonato mais esperado do globo rendeu roteiros para as telonas durante décadas. Conheça nossa lista com 5 filmes sobre o torneio:
BARBOSA
Barbosa é um curta-metragem brasileiro de 1988, assinado pelo consagrado diretor Jorge Furtado.
E se você pudesse voltar no tempo e desfazer sua maior decepção? E se, consequentemente, você pudesse evitar a depressão de um país? Guiado por esse sonho, Antônio Fagundes vive a missão de voltar ao passado e evitar o o maior trauma do futebol verde e amarelo: a derrota, em 1950, no Maracanã.
O MILAGRE DE BERNA
Lançado em 2003, o longa alemão tem como tema a primeira glória do país na Copa. Apesar da vitória, 1954 foi um ano em que a nação sofria as consequências da Guerra. É nesse contexto que um ex-prisioneiro soviético volta para sua esposa e filhos. Após 11 anos, ele terá que lidar com as dificuldades impostas pelo tempo e distância. Paralelamente, acompanhamos a trajetória da seleção alemã na Suíça, país sede da disputa pela taça.
PELÉ ETERNO
Edison Arantes do Nascimento, Pelé ou maior jogador da história – ele costuma ser chamado por uma dessas três opções. O documentário de 2004 retrata a vida desse atleta mundialmente reconhecido. “Pelé Eterno” segue sua ascenção, retratando a infância, questões pessoais e, principalmente, seu brilho no gramado.
DUELO DE CAMPEÕES
Assim como em ‘Barbosa’, o enredo é traçado durante a Copa de 1950, no Brasil. Um grupo de garotos pretende viajar para a terra latina, para representar os Estados Unidos em campo. Para os norte-americanos, aquele esporte era praticamente desconhecido e, ao contrário das outras delegações, a seleção enviada para o torneio era basicamente amadora, escolhida às vésperas do torneio.
A surpresa é a vitória, por 1 x 0, sobre a Inglaterra, país de tradição futebolística. Com roteiro adaptado de um livro homônimo, a história é um retrato do real e surpreendente desempenho dos EUA em 1950.
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
Também brasileiro, o longa de 2006 esteve entre os 9 finalistas que concorreram ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Mas não chegou a ficar entre os cinco selecionados.
A trama conta as consequências do momento em que um casal é obrigado a deixar o país, perseguidos pelo regime militar. Seu filho, Mauro, acaba perdendo o avô logo em seguida, passando a viver com um vizinho. Sua vida só não pode ser considerada uma tragédia, pois o garoto é apaixonado por futebol – e 1970 é um grande ano para o Brasil na Copa.
.
Conhece mais algum filme sobre o tema? Comente!
+ Copa do Mundo: Confira exposições, bares e responda ao quiz