Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Fazendinhando reforma e amplia residência de 13 m² no Jardim Colombo

Antes sem janelas e infestada de insetos, a residência ganhou ventilação, espaços de armazenamento e peças sanitárias

Por CASACOR
12 fev 2024, 10h00

Na comunidade do Jardim Colombo, Zona Oeste de São Paulo, Neusa da Silva morava em uma casa de 13 m² em uma situação bastante insalubre: sem janela, com uma porta quebrada e infestada de roedores e insetos. Por viver de reciclagem para conseguir uma renda, ela usava o espaço para juntar vários materiais. Foi nesse cenário onde entrou o Instituto Fazendinhando.

“Esse cenário nos assustou tanto que percebemos a necessidade de intervenção imediata”, lembra Ester Carro, ativista social e arquiteta responsável pelo projeto. Para realizar as obras, dada a complexidade da moradia, o Instituto contou com a ajuda de uma equipe multidisciplinar.

Fazendinhando reforma e amplia residência de 13 m² no Jardim Colombo
(Kamilla Baes/Veja SP)

Dessa forma, a equipe – composta por profissionais do posto de saúde do Jardim Colombo, agentes comunitários e pelas Fazendeiras – ajudou a retirar o lixo acumulado da casa e a prevenir futuras infestações.

Ampliação do banheiro e adição de esquadrias

Fazendinhando reforma e amplia residência de 13 m² no Jardim Colombo
(Kamilla Baes/Veja SP)

Neusa não conseguia usar seu banheiro adequadamente. Assim, logo no início da obra, foi priorizada a ampliação desta área – que passou de 1,16 m² para 2 m², resultando, no final, em uma moradia de cerca de 14 m². Nesse processo, foram instaladas todas as peças sanitárias, além da aplicação de revestimento e forro, bem como a renovação da parte hidráulica e elétrica. “O banheiro ainda é pequeno, mas a sua expansão deixou a área mais confortável”, destaca Ester.

Fazendinhando reforma e amplia residência de 13 m² no Jardim Colombo
(Kamilla Baes/Veja SP)

A casa também recebeu a adição de novas esquadrias, com uma porta de alumínio mais resistente e uma janela – intervenção que possibilitou a entrada de ventilação e iluminação natural. A fachada, por sua vez, precisou ser refeita do zero, e recebeu cores fortes e alegres, muito características dos moradores das comunidades.

Mobiliário com diferentes funções

Fazendinhando reforma e amplia residência de 13 m² no Jardim Colombo
(Kamilla Baes/Veja SP)

A adição de móveis multifuncionais foi solução encontrada para armazenar a maior quantidade possível de itens no espaço pequeno. Assim, a estante que atende ao quarto como guarda-roupa também pode ser usada para armazenar alimentos e utensílios na cozinha. “Pensamos em um que servisse tanto para ser funcional quanto para dividir o ambiente”, diz a arquiteta.

A inauguração da nova residência aconteceu na última semana, em 15 de janeiro. “Eu olho para a parede e ela está linda. Gostei muito”, declara Neusa. O resultado do projeto foi alcançado por meio do esforço de pedreiros e das Fazendeiras, além do reaproveitamento de materiais doados pela CASACOR 2023 e pela Prospexit, como cerâmicas e porcelanatos. “Se eu pudesse definir em uma palavra todo esse processo na vida dela, seria ‘recomeço’. Acredito que essa entrega significa uma transformação que começa do interior da Neusa e, depois, para fora”, reflete Ester.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.