Imagem Blog

CASACOR

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

CASACOR e Fazendinhando promovem bazar da construção no Jardim Colombo

As doações vieram principalmente da desmontagem da CASACOR São Paulo 2021, além de sobras de obras e doações de parceiros

Por Nádia Sayuri Kaku/CASACOR
Atualizado em 5 jan 2022, 09h04 - Publicado em 23 dez 2021, 10h00

Bazares feitos a partir de doações são frequentes no Jardim Colombo, comunidade localizada na zona oeste de São Paulo. No entanto, a edição de Natal de 2021 ganhou um tema inédito: construção civil.

“Como recebemos muitas doações de produtos de obras, resolvemos fazer um bazar mais temático, promovendo o acesso de peças com preços mais elevados aos moradores”, explica a fotógrafa e videomaker Kamilla Bianca, secretária do Instituto Fazendinhando, projeto de regeneração territorial com desenvolvimento cultural, educacional e social da região, e uma das organizadoras do evento.

Chamado de Bazar da Construção Civil, o evento aconteceu no último dia 12 de dezembro e disponibilizou, entre outros itens, portas, telhas e revestimentos. As doações vieram principalmente da desmontagem da CASACOR São Paulo 2021, além de sobras de obras e doações de parceiros.

“Temos aqui pisos da Portinari que foram usados no ambiente da Deca na CASACOR São Paulo, telhas fornecidas pela Telhanorte, grades e outros materiais”, enumera Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Sustentabilidade da CASACOR São Paulo. Algumas peças também foram direcionadas para o projeto da Casa da Daniela, que irá reformar a casa de uma moradora no ano que vem em parceria com a CASACOR. Além disso, o transporte de todo o material da construção foi oferecido pela Ciclo, empresa de soluções sustentáveis. 

Continua após a publicidade
Materiais de construção doados por CASACOR são disponibilizados em bazar no Jardim Colombo.
O transporte de todo o material da construção foi oferecido pela Ciclo, empresa de soluções sustentáveis. (Andre Del Casalle - @oennoir/Veja SP)

“As peças foram limitadas por pessoa, assim demos acesso a um maior número de interessados. E, como é um bazar específico, pretendemos mapear o destino desses itens também”, diz Kamilla. Como exemplo, um corrimão de escada foi reservado e entregue para uma moradora que possui um familiar com deficiência visual. Como outras doações estão previstas para chegar ainda este ano, há planos para a realização de mais bazares.

Toda a ação teve a parceria da União de Moradores do Jardim Colombo, que cedeu o espaço da Creche Girassol para o evento e também ajudou com trabalho voluntário.

Projeto Fazendinhando

Materiais de construção doados por CASACOR são disponibilizados em bazar no Jardim Colombo.
(Andre Del Casalle - @oennoir/Veja SP)

A iniciativa de doação de materiais de construção complementa duas outras ações coordenadas pelo Fazendinhando: o projeto Fazendeiras, que promove a capacitação de mulheres nas áreas de gastronomia, construção civil e artesanato; e o projeto Fazendolar, que reforma casas de moradores da comunidade. Inclusive, as aulas práticas dos cursos acontecem nas casas das próprias alunas e muitas delas acabam reformando suas próprias moradias sozinhas.

Continua após a publicidade
CASACOR, Coral e Fazendinhando fazem ação para capacitar mulheres pintoras.
CASACOR, Coral e Fazendinhando fazem ação para capacitar mulheres pintoras. (Alessandra Nohvais/Veja SP)

Durante a CASACOR São Paulo 2021, uma parceria com a Coral capacitou mulheres pintoras no Jardim Colombo e as alunas também contribuíram para a finalização de ambientes da mostra paulistana.

Em 2020, dentro do projeto Janelas CASACOR São Paulo, Ester Carro (presidente do Fazendinhando), a arquiteta Veronica Vacaro e o estúdio Plantar Ideias assinaram a Galeria Fazendinhando, um contêiner transformado em galeria permanente de arte que promove exposições de obras de artistas da região.

Para 2022, o plano é continuar com todos os cursos e expandir para as comunidades vizinhas, além de realizar mais reformas. Outra iniciativa que deve ser colocada em prática em breve é a implantação de jardins verticais na comunidade.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba VEJA e VEJA SP impressas pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Para curtir o melhor de São Paulo!

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site, edições e acervos digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)