Totalmente Warhol
Saímos com duas capas nesta edição, pois a ocasião merece: o MAB Faap recebe a maior exposição de Andy Warhol já vista fora dos Estados Unidos

Uma das visões mais bonitas que tive no ano passado foi a viagem em realidade virtual na exposição de Salvador Dalí, no Museu de Arte Brasileira da Faap. Achei tão impressionante que voltei no dia seguinte para flutuar mais uma vez sobre o universo surrealista do artista, percorrer suas criações e mergulhar na imensidão azul de sua casa à beira do Mar Mediterrâneo, em Cadaqués, na Espanha.
Pois agora, mais uma vez, a Faap abre seu prédio histórico para a maior exposição de Andy Warhol já vista fora dos Estados Unidos, com produção do Instituto Totex. São mais de 600 obras do maior ícone da pop art no mundo. Além de imagens exclusivas, como as duas que estampam as nossas capas (saímos com duas nesta edição, pois a ocasião merece), a equipe de Vejinha viu a mostra em primeira mão.

pelo rei da pop art em 1977 (2025 - The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc./ Licensed by AUTVIS, Brasil/Divulgação)
O fotógrafo Masao Goto Filho conta que ficou impressionado com a quantidade de obras importantes que vieram para o Brasil. “A Marilyn me emocionou”, destaca. A repórter de artes visuais da revista, Ana Mércia Brandão, também voltou entusiasmada. “A exposição promove um verdadeiro mergulho nas diferentes vertentes da produção de Warhol. Apesar de recheada de obras icônicas, faz conhecer bem mais sobre o trabalho dele, para além delas”, afirma. Na reportagem, trazemos todos os detalhes dessa superprodução que, com toda a certeza, também irei visitar mais de uma vez.
Na seção Consumo, fazemos um brinde à arte, com garrafas extraordinárias de bebidas — uma delas, de vodca, em homenagem ao mestre da pop art. Viva Warhol! Boa leitura!
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de abril de 2025, edição nº 2941.