Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Totalmente Warhol

Saímos com duas capas nesta edição, pois a ocasião merece: o MAB Faap recebe a maior exposição de Andy Warhol já vista fora dos Estados Unidos

Por Alice Granato
24 abr 2025, 06h00
andy-warhol-veja-sao-paulo
As duas capas desta edição da Vejinha, com obras do icônico Andy Warhol, em cartaz a partir de 1º de maio no Museu de Arte Brasileira da Faap (Veja SP/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma das visões mais bonitas que tive no ano passado foi a viagem em realidade virtual na exposição de Salvador Dalí, no Museu de Arte Brasileira da Faap. Achei tão impressionante que voltei no dia seguinte para flutuar mais uma vez sobre o universo surrealista do artista, percorrer suas criações e mergulhar na imensidão azul de sua casa à beira do Mar Mediterrâneo, em Cadaqués, na Espanha.

Pois agora, mais uma vez, a Faap abre seu prédio histórico para a maior exposição de Andy Warhol já vista fora dos Estados Unidos, com produção do Instituto Totex. São mais de 600 obras do maior ícone da pop art no mundo. Além de imagens exclusivas, como as duas que estampam as nossas capas (saímos com duas nesta edição, pois a ocasião merece), a equipe de Vejinha viu a mostra em primeira mão.

pele-foto-andy-warhol
‘Pelé’, foto clicada
pelo rei da pop art em 1977 (2025 - The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc./ Licensed by AUTVIS, Brasil/Divulgação)

O fotógrafo Masao Goto Filho conta que ficou impressionado com a quantidade de obras importantes que vieram para o Brasil. “A Marilyn me emocionou”, destaca. A repórter de artes visuais da revista, Ana Mércia Brandão, também voltou entusiasmada. “A exposição promove um verdadeiro mergulho nas diferentes vertentes da produção de Warhol. Apesar de recheada de obras icônicas, faz conhecer bem mais sobre o trabalho dele, para além delas”, afirma. Na reportagem, trazemos todos os detalhes dessa superprodução que, com toda a certeza, também irei visitar mais de uma vez.

Na seção Consumo, fazemos um brinde à arte, com garrafas extraordinárias de bebidas — uma delas, de vodca, em homenagem ao mestre da pop art. Viva Warhol! Boa leitura!

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de abril de 2025, edição nº 2941.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.