Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
Continua após publicidade

São Paulo e os seus múltiplos universos

A redatora-chefe, Alice Granato, destaca a nova forma de viver na cidade, o trabalho transformador de Marcelo Rosenbaum e a conversa com Joenia Wapichana

Por alice.granato
20 set 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • edifício-multifuncional-ayra
    O Ayra, em Pinheiros: prédio multifuncional que propõe um novo estilo de vida, conciliando moradia, trabalho e bem-estar (Roberto Setton/Veja SP)

    São muitos universos dentro de uma cidade. A pauta da Vejinha procura mostrar essa diversidade de temas. Da matéria de capa, que apresenta uma nova forma de viver, com edifícios multifuncionais que estão atraindo o público que quer ganhar tempo e conciliar moradia, trabalho e bem-estar, a propostas como a do arquiteto e designer paulista Marcelo Rosenbaum, que se dedica há catorze anos a estudar comunidades tradicionais. O que ele faz é usar seu trabalho como ferramenta para a transformação social. “O objetivo sempre foi pensar essas áreas como pilares de apoio em prol da permanência dos povos indígenas e quilombolas em seus territórios e da conservação dos biomas”, afirma. Ele abre em breve uma exposição no MuBe com essa temática e, paralelamente, assina o Pavilhão Itaú no Rock in Rio.

    o-arquiteto-marcelo-rosenbaum
    O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que vai expor no MuBe a sua pesquisa sobre comunidades tradicionais (Loiro Cunha/Divulgação)

    Nas Amarelinhas, o repórter Sérgio Quintella conversou com a presidente da Funai, Joenia Wapichana (nome de sua etnia), que acaba de receber a maior honraria da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Sábado (21) é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e a reportagem de Mattheus Goto mostra um despertar do audiovisual para o tema, com filmes e programas de TV que discutem representatividade — caso de Falas de Acesso, da TV Globo, trabalho pioneiro dirigido pelo ator e cineasta Pedro Henrique França, junto com Daniel Gonçalves.

    RETRATO PEDRO HENRIQUE FRANÇA (SE USOU A FOTO DA EQUIPE FALAS NÃO PRECISA DESTA)Crédito Flora Negri Divulgação.jpg
    O ator e cineasta Pedro França: trabalho pioneiro na televisão com ‘Falas de Acesso’ (Flora Negri/Divulgação)

    Em Consumo, brindamos a chegada da primavera e na Mural SP trazemos o mestre Maciej Babinski. Nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, já morou em São Paulo e hoje vive no Ceará, onde foi retratado pelo filho, o fotógrafo Daniel Babinski.

    Continua após a publicidade
    Alice Granato
    (Catarina Ribeiro/Veja SP)

    Publicado em VEJA São Paulo de 20 de setembro de 2024, edição nº2911

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.