Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Mas é Carnaval!

Redatora-chefe escreve sobre a capa, destacando a escola de samba mais antiga da cidade em atividade, e entrevista com o escritor Luiz Antonio Simas

Por Alice Granato
13 fev 2026, 08h00 •
lavapes-pirata-negro
Grupo de afoxé na consagração dos mestres-salas e porta-bandeiras da Lavapés Pirata Negro (Roberto Setton/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Muitos amam, outros fogem, mas ninguém passa imune. A magia toma conta das cidades em todo o país com essa festa exuberante e brasileira até a última gota de suor. Dedicamos a edição passada ao Carnaval de rua, que está gigante e atrai multidões apaixonadas. Pois agora é a vez de destacar a avenida, e escolhemos nada menos do que a escola mais antiga de São Paulo, a Lavapés Pirata Negro, que acaba de completar 89 anos! A repórter Luana Machado e o fotógrafo Roberto Setton fizeram uma imersão nos ensaios para registrar sua história, contar as memórias e os planos futuros.

    lavapes-pirata-negro
    Os passistas Jaque Bento e Pablo Santos, da Lavapés (Roberto Setton/Veja SP)
    lavapes-pirata-negro
    O mestre-sala mirim Enzel Patricky (Roberto Setton/Veja SP)

    Sob a batuta do grande ator e diretor de teatro Ailton Graça, a agremiação quer se tornar um quilombo cultural e homenageia os 90 anos do sambista Candeia no enredo deste ano. Na bandeira do barracão da escola, os dizeres: “Lavapés tem começo, mas não terá fim”. É assim que os carnavalescos sonham e brincam libertariamente sem parar até a quarta-feira chegar, como se não houvesse amanhã.

    Nas Amarelinhas, o repórter Tomás Novaes bateu um papo cabeça com o professor, escritor e compositor carioca Luiz Antonio Simas. Sua obra, vejam só, foi inspiração para o samba-enredo da escola de samba paulistana independente tricolor. “O Carnaval é uma transgressão ao projeto colonial do Brasil”, afirmou Simas, autor premiado de 32 livros e de diversas canções, um estudioso ferrenho do Brasil.

    Continua após a publicidade
    luiz-antonio-simas
    Luiz Antonio Simas: obra do escritor carioca vira sambaenredo da escola paulistana Independente Tricolor (Camila Maia/Veja SP)

    Como nem tudo é Carnaval, a edição traz uma reportagem de Laura Pereira Lima sobre a exposição do mestre Antonio Dias, do período em que esteve exilado na Itália.

    antonio-dias
    Exposição traz obras do mestre Antonio Dias do período em que viveu exílio na Itália (Edouard Fraipont/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Na moda, Vanessa Barone mostra os sapatos da grife Mafalda, confeccionados artesanalmente, que fazem sucesso também em Londres. Consumo volta ao Carnaval e fazemos uma homenagem temática.

    mafalda-sapatos
    Maria Fernanda Sodré, estilista da grife Mafalda, confecciona sapatos artesanais, charmosos e superconfortáveis (Leo Martins/Veja SP)

    Seguimos, como canta Chico Buarque, no embalo: “Seja você quem for / Seja o que Deus quiser”. Boa leitura!

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 13 de janeiro de 2026, edição nº 2982

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês