Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
Continua após publicidade

Expressão Tropical

Os multiartistas José Roberto Aguilar e Arnaldo Antunes inauguram novas mostras e Anish Kapoor é destaque nas Amarelinhas

Por alice.granato
13 set 2024, 06h30
josé-roberto-aguilar
O repórter Tomás Novaes e Aguilar no ateliê do artista no bairro do Bixiga (Masao Goto Filho/Veja SP)
Continua após publicidade

“Herói é um, anti-herói é múltiplo. Herói é voracidade, anti-herói é antropofagia. Herói é perfeição, anti-herói faz o que pode. Herói é julgamento, anti-herói é aceitação. Herói é teoria, anti-herói é utopia. Herói é prosa, anti-herói é poesia.” Aqui alguns trechos do Manifesto do Anti-herói, escrito pelo multiartista José Roberto Aguilar em 2007. Representante máximo de sua geração, Aguilar — 83 anos de vitalidade — é o anti-herói paulistano. Com mais de sessenta anos de trajetória artística, ele agora deu um mergulho profundo nas águas da Floresta Amazônica. Desde 2012 se divide entre sua casa-ateliê no Bixiga e Alter do Chão, no Pará. “Quando a floresta está dentro de você, ela se torna uma companheira sempre presente”, afirma. Aguilar abre neste sábado (14) a exposição Amazônia Vida, com curadoria de Fábio Magalhães, na Dan Galeria Interior, em Votorantim. O repórter Tomás Novaes e o fotógrafo Masao Goto Filho entraram nos territórios de Aguilar, entre tintas e pincéis, para traçar a matéria de capa, em que ele usa uma roupa feita com o látex da seringueira.

arnaldo-antunes-abre-exposição
O também multiartista Arnaldo Antunes inaugura ‘Rascunhos’, no IAC (Daryan Dornelles/Divulgação)

Mais expressivo, impossível. Nesta edição, trazemos ainda a nova mostra de Arnaldo Antunes, outro multiartista, que teve uma rica vivência na chamada Casa Azul de Aguilar nos anos 80. E convidamos o artista Mundano para a Mural SP. Nas Amarelinhas, o artista indo-britânico Anish Kapoor falou ao repórter Humberto Abdo sobre a exposição Inflamação, que inaugura a Casa Bradesco neste domingo. Com o ar em péssima qualidade, São Paulo respira arte.

A exposição 'Inflamação', de Anish Kapoor abre no domingo (15), na Casa Bradesco
A exposição ‘Inflamação’, de Anish Kapoor abre no domingo (15), na Casa Bradesco (Joana França, todos os direitos reservados, dacs-au tvis, 2024/Divulgação)
Alice Granato
(Catarina Ribeiro/Veja SP)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.