Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
Continua após publicidade

Ainda estamos aqui

Marcelo Rubens Paiva recebeu a equipe de Vejinha em vários momentos para a produção da nova capa, sempre acolhedor e descontraído

Por Alice Granato
1 nov 2024, 08h00
marcelo-rubens-paiva
Marcelo em sua casa: equipe teve vários encontros com o escritor, que se mostrou aberto e acolhedor (Roberto Setton/Veja SP)
Continua após publicidade

Escrevo esta carta sob o impacto de ter acabado de assistir ao filme de Walter Salles Ainda Estou Aqui. A história é um soco no estômago, com os horrores da ditadura militar escancarados, atravessando para sempre a vida da família Paiva, e de tantas outras, e a história do país. É comovente a força de Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres, em uma atuação impressionante.

Como Marcelo Rubens Paiva transforma drama e sofrimento em arte — o que o tornou ícone de uma geração —, a admiração por ele só tem a crescer agora, com a projeção grandiosa do cinema. O repórter Mattheus Goto e o fotógrafo Roberto Setton estiveram com o escritor em vários momentos. E foram ao Fórum João Mendes, onde ele e a família receberam o atestado de óbito de seu pai, Rubens Paiva, em 1996, 25 anos após ele ter sido morto nos porões da ditadura. “O Marcelo cria um ambiente acolhedor e descontraído. Foi aberto desde a primeira conversa”, revela Mattheus.

marcelo-rubens-paiva
Recordações na casa de Marcelo Rubens Paiva (Roberto Setton/Veja SP)

Para homenagear a sétima arte, a seção Consumo traz produtos de cinema. Nas Amarelinhas, recebemos Astrid Fontenelle numa conversa franca com Arnaldo Lorençato sobre seu novo programa, Admiráveis Conselheiras.

astrid-fontenelle-amarelinhas
Astrid Fontenelle, convidada das Amarelinhas (Flávio Florido/Divulgação)

Rita Wainer estampa a Mural SP e mostramos a faceta de tapeceiro do paisagista e pintor Burle Marx. Corram pra ver o filme de Walter Salles e um viva a essas mulheres tão fortes, Eunices e Fernandas. Boa leitura.

Continua após a publicidade
tapeçaria-burle-marx
Tapeçaria de Roberto Burle Marx (Ilana Bessler/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 1 de novembro de 2024, edição nº 2917.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.