Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
O editor-sênior Fabio Codeço escreve sobre a edição especial de aniversário da cidade
Por Fabio Codeço
23 jan 2026, 08h00 •
Arte de Carla Caffé (Carla Caffé/Reprodução)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
Link copiado!
Ler Resumo
Introdução
Esta edição de Vejinha celebra São Paulo com a arte de Carla Caffé e o novo Teatro Baccarelli em Heliópolis. Conheça Carla Pernambuco, a chef por trás do icônico Carlota, e explore lançamentos de livros, 50 anos da Esfiha Imigrantes e grupos de desenho que registram a cidade.
Principais Tópicos
A arte afetiva de Carla Caffé: Descubra a obra “Cartas a São Paulo”, que celebra os 472 anos da cidade, e sua arte exclusiva para a Vejinha.
Teatro Baccarelli em Heliópolis: Conheça a primeira sala de concertos em uma favela da capital, inaugurando sua programação musical.
Carla Pernambuco e o Carlota: A chef revela segredos do seu restaurante icônico e adianta planos para uma nova casa e o retorno ao YouTube.
Novidades paulistanas: Lançamento de edifícios inéditos na série “Prédios de São Paulo” e a história de 50 anos da Esfiha Imigrantes.
São Paulo pelos olhos dos artistas: Grupos de desenho coletivo que registram o cotidiano e a identidade plural da cidade que não para.
Este resumo foi útil?
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação da Editora Abril.
Desvairada, intensa, vanguardista, acolhedora. São Paulo é tudo isso e mais. Sua identidade plural está bem traduzida na imagem que ilustra a capa deste especial. Espécie de mapa afetivo, a obra Cartas a São Paulo, de Carla Caffé, será lançada no domingo (25), na Galeria Carbono, numa nova versão que celebra os 472 anos da cidade, sua grande musa inspiradora.
Carla Caffé: a trajetória da artista, que tem São Paulo como musa inspiradora e assina nossa capa (Ricardo Dangelo/Veja SP)
A multiartista, perfilada por Lívia Uchoa, também criou com exclusividade para a Vejinha a arte que abre a matéria principal da edição. Nela, o repórter Tomás Novaes apresenta em detalhes o Teatro Baccarelli, em Heliópolis, a primeira sala de concertos em uma favela da capital, que inaugura sua programação neste fim de semana.
Alunos do Instituto Baccarelli, que há três décadas realiza um trabalho sociocultural exemplar em Heliópolis, onde está sendo inaugurada a primeira sala de concertos numa favela da capital (Roberto Setton/Veja SP)
Nas amarelinhas, trazemos a chef Carla Pernambuco, gaúcha radicada em São Paulo há quase quatro décadas. Ela conversou com o crítico de bares Saulo Yassuda sobre seu restaurante Carlota, um ícone da gastronomia paulistana, e revelou projetos futuros, como planos para uma nova casa e retomada de seu canal no Youtube.
Carla Pernambuco: a chef celebra o sucesso do restaurante Carlota, fala de saúde e adianta novos projetos (Wanezza Soares/Divulgação)
Seguimos com o lançamento de mais uma edição da série de livros Prédios de São Paulo, com edifícios inéditos, relatado por Luana Machado; os cinquenta anos da Esfiha Imigrantes, na matéria de Larissa Zapata; e os grupos de desenho coletivo que, como conta a repórter Mirela Costa, retratam o cotidiano paulistano e, assim, vão criando uma espécie de registro visual da cidade que não para de surpreender.
Prédios de São Paulo: série de livros ganha nova edição, com lançamento neste sábado (24) (Milena Leonel/Divulgação)
Continua após a publicidade
Grupo de desenho: profissionais e amadores se reúnem para retratar o cotidiano da cidade (Gabriele Akasaka/ Arquivo pessoal/Reprodução)
Boa leitura!
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de janeiro de 2026, edição nº 2979
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do SP