Blocos de carnaval do sábado, 14 de fevereiro
O que não faltam são opções para curtir o carnaval neste sábado (14). Há blocos em várias regiões da cidade e para públicos específicos. Se você é fã de Caetano Veloso, por exemplo, não pode perder o Tarado Ni Você, que sai da famosa esquina das avenidas Ipiranga e São João. + Carnaval do Largo […]
O que não faltam são opções para curtir o carnaval neste sábado (14). Há blocos em várias regiões da cidade e para públicos específicos. Se você é fã de Caetano Veloso, por exemplo, não pode perder o Tarado Ni Você, que sai da famosa esquina das avenidas Ipiranga e São João.
+ Carnaval do Largo da Batata terá Elza Soares, Zeca Baleiro e Baby do Brasil
Entre os blocos da categoria “arrasta multidão”, o Bastardo, Vai quem Qué e João Capota na Alves são os destaques do eixo Vila Madalena-Pinheiros; e o Urubó é o principal da Zona Norte.
Confira as principais atrações deste sábado:
CENTRO
Bloco Tarado Ni Você
Local: Avenida Ipiranga com São João, Rua Santa Efigênia, Viaduto Santa Efigenia, Rua Libero Badaró, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo, Conselheiro Crispiniano, Avenida São João e encerra na São João com Ipiranga.
Horário: Das 18h às 22h
Sobre: Tarado Ni Você é um bloco de carnaval de rua de São Paulo que homenageia Caetano Veloso e toca repertório do artista.
Lira da Vila
Local: Praça da Biblioteca Monteiro Lobato, Vila Buarque
Horário: 20h
Sobre: O bloco nasceu da vontade de resgatar o carnaval de marchinhas, de brincadeiras, de cordialidade.
Bloco Saci da Bixiga
Local: Rua São Domingos, Rua Major Diogo, Rua Santo Antonio, Manuel Dutra, Major Diogo e São Domingos.
Horário: Das 19h às 23h
Sobre: Bloco Saci da Bixiga é formado por profissionais liberais, sindicalistas, estudantes, militantes de movimentos populares e organizações de esquerda, além dos moradores do bairro do Bixiga.
Canto Aqui Como Ali
Local: Praça Dom José Gaspar (ao lado da Avenida São Luís)
Horário: Das 15h às 20h
Sobre: O bloco estreia em 2015 e promete trazer marchinhas no repertório e o espírito carnavalesco.
Cordão Cecília
Local: Rua Vitorino Carmilo, 449, Campos Elísios
Horário: Das 14h às 20h
Sobre: Banda de marchinha e cordão uniformizado animam a comunidade com a música e outras manifestações artísticas, como projeção, dança, exposição fotográfica e elementos cenográficos.
ZONA OESTE
Bloco Bastardo
Local: Rua João Moura, Av. Sumaré, Av. Henrique Schaumann, Rua Arthur de Azevedo, Rua Mourato Coelho, descanso, Rua Mourato Coelho, Rua Teodoro Sampaio. Término: Rua João Moura.
Horário: 18h às 23h
Sobre: O bloco surgiu em 2013 com integrantes de outros blocos tradicionais da capital que resolveram fazer parte da festa durante o carnaval.
Bloco Carnavalesco Independente Pimentas do Reino
Local: Rua Fidalga, Rua Wisard, Rua Girassol, Rua Faisão, Rua Harmonia
Horário: 14h
Sobre: Formado por artistas pertencentes a diversos grupos espiritualistas de São Paulo, o bloco é uma manifestação do povo de terreiro nas ruas, e estabelece um diálogo entre o sagrado e o profano.
Bloco Carnavalesco João Capota na Alves
Local: Metrô Sumaré (viaduto Oscar Freire), Oscar Freire, Arthur de Azevedo , João Moura, Galeno de Almeida (sacolão Municipal João Moura).
Horário: 10h
Sobre: O Bloco Carnavalesco João Capota na Alves se formou em 2008 e desfila todos os sábados de carnaval no bairro de Pinheiros, São Paulo.
Bloco De 4
Local: Rua Aimberê (com Afonso Bovero – Casa do Norte do Seu Gabin), Rua Cajaíba, Apinajés, Piracuama, Aimberê, Ministro Gastão Mesquita, Campevas, Caiubí, na esquina com a Rua dos Caetés (Bar do Gê).
Horário: Das 12h às 20h
Sobre: O Bloco De4 é fruto da união dos coletivos culturais: Batbacumba, Catuaba, Obá e Fuderosa. Quatro coletivos que representam bem o cenário das festas brasileiras que acontecem em São Paulo.
Vai Quem Qué
Local: Largo da Batata, Pinheiros
Horário: 19h
Sobre: Sai desde 1981 pelas ruas dos bairros de Pinheiros e Vila Madalena, cantando marchinhas populares e sambas criados pelos seus compositores.
Finge Que Sai
Percurso: Praça do Beco, Rua Belmiro Braga
Horário: Das 18 às 24h
Sobre: Bloco oficial do Espaço Cultural Puxadinho da Praça que diz levantar o estandarte da música autoral independente no carnaval de São Paulo.
Jegue Elétrico
Horário: 17:30h
Local: Rua Lisboa com Teodoro Sampaio, Pinheiros
Sobre: Bloco inspirado no carnaval de rua de cidades do Nordeste com repertório autoral.
ZONA SUL
Bloco Beco Nobre
Local: Av. Anace até a Estrada do Campo Limpo, Rua Jaracati, Av. das Colmeias, Praça Marília.
Horário: 16h
Sobre: Formado a partir de integrantes da banda Beco Nobre e de moradores do Campo Limpo.
Bloco do Beco
Local: Rua Salgueiro do Campo, entre Margarida de Fátima e Pinhal Velho. Desfile na Rua Salgueiro do Campo, Antonio da Cruz Messias, Aldeia de Joanes e Salgueiro do Campo.
Horário: 14h às 22h
Sobre: O bloco surgiu em 2002 dos becos do morro do Jardim Ibirapuera onde um grupo de moradores ligados à música começou a fomentar reflexões sobre as tradições da cultura popular local que estavam se perdendo.
ZONA NORTE
Bloco dos Zat’trevidos
Local: Jenhi Bonilha com Joy Arruda, Pirituba
Horário: 14h
Sobre: Devido à elitização dos desfiles do carnaval, um grupo de amigos resolveu criar um bloco de carnaval de rua.
Bloco Urubó
Local: Largo da Matriz – Freguesia do Ó
Horário: Das 14h às 17h
Sobre: Foi criado em 2010 por um grupo de amigos no tradicional bairro da Freguesia do Ó. O repertório é composto por marchinhas de carnaval, música popular brasileira e uma pitada do axé Bahia do início dos anos 90.
Cordão Carnavalesco Corpo Fechado
Horário: 16h
Percurso: Praça Iocinori Hatanaka, Vila Medeiros
Sobre: Formado por músicos do Kolombolo Diá Piratininga, o cordão prega a descentralização do carnaval e foca na difusão do samba paulista.
Unidos do Jardim São Paulo
Horário: 15h
Local: Rua Carlos Laet, Jardim São Paulo
Sobre: Bloco organizado pelos moradores do bairro, com marchinhas e músicas tradicionais de carnaval.