Oito mitos sobre gatos
A veterinária Luciana Deschamps, da clínica veterinária de felinos Sr. Gato, me ajudou a levantar oito mitos relacionados aos gatos e a mostrar por que eles são falsos. Dá uma olhada: 1. Gatos são interesseiros (ou traiçoeiros) Ahhh, um clássico. Gatos fazem o que tiverem vontade no momento. Você pode chamar e chamar que, se eles […]
A veterinária Luciana Deschamps, da clínica veterinária de felinos Sr. Gato, me ajudou a levantar oito mitos relacionados aos gatos e a mostrar por que eles são falsos. Dá uma olhada:
1. Gatos são interesseiros (ou traiçoeiros)
Ahhh, um clássico. Gatos fazem o que tiverem vontade no momento. Você pode chamar e chamar que, se eles não quiserem, não vão vir. Não são obedientes como os cães, algo que irrita algumas pessoas. Sim, eles correm em sua direção quando você abre a lata daquele patê delicioso, mas quem não faria isso? Como diz Luciana: “Eles não são interesseiros, são interessantes”.
2. Gatos transmitem asma
Falso. Asma felina é diferente da asma humana. Um não transmite para o outro. Pessoas que nunca conviveram com felinos também tendem a achar que o ronronar é um chiado do pulmão, indicando que eles possuem problemas respiratórios. Trata-se apenas de um barulho que fazem quando estão relaxados e felizes.
+ Oito motivos para adotar um cachorro vira-lata
3. Gatos não se dão bem com crianças
Grande parte dos gatos vive em um aconchego só com os pequenos – raças como maine coon e norueguês da floresta são mais dóceis. Porém, alguns bichanos, do tipo reservados, podem ser temperamentais com crianças que pesam a mão nos carinhos e brincadeiras. Mas tudo tem solução. O segredo está na socialização dos dois. Os pais devem acompanhar os primeiros contatos dos filhos com o pet, mostrando como manipulá-lo e explicando que os peludos também apreciam alguns momentos de paz.
4. Gatos gostam da casa e não do dono
Pergunte para qualquer gateiro: todos dirão que isso não faz sentido. “Eles gostam da casa com o dono dentro”, afirma Luciana. Os felinos se mostram muito apegados ao ambiente físico, mas também ao dono. Após a morte do tutor, muitos entram em depressão e acabam até morrendo.
5. Gatos têm sete vidas
Hm… não. Ganharam essa fama por pularem de grandes alturas sem se machucar. Entretanto, bichanos são bastante sensíveis e necessitam de cuidados especiais. Problemas com sua parte emocional podem evoluir para doenças renais e respiratórias, entre outras. Eles somatizam questões. Já houve casos de donos que passavam pelo processo de quimioterapia cujo gato vomitava junto.
6. Gatos com Aids felina podem passar a doença para os humanos
Assim como a Aids humana, o vírus da Aids felina, chamado FIV, ataca o sistema imunológico do pet. Entretanto, humanos não são infectados por ele. Já outros gatos podem ser contaminados através do contato com o sangue e a saliva do animal doente.
+ Quatro clipes sobre o companheirismo entre animais e humanos
7. Gato preto dá azar
Gente, estamos no século XXI e não na Idade Média. Gato preto não dá azar. E pensar que tem quem ainda acredite nisso e maltrate (e até mate) os coitadinhos por causa disso.
8. Gatos são menos legais do que cachorros
Trata-se de um debate que não leva a lugar nenhum. Alguns são do time dos cachorros e outros, dos gatos. São animais diferentes e pouco comparáveis. Cada dono deve ponderar a qualidade que busca em um pet e escolher um deles. Só não vale falar mal dos felinos quando não se conhece muito sobre eles. Eu tenho gatos em casa e garanto que são umas fofuras sem fim.