Cinco dicas de adestramento de Alexandre Rossi
O zootecnista Alexandre Rossi lançou no ano passado uma edição revisada do livro Adestramento Inteligente, de 1999, que vendeu mais de 100 000 exemplares. Confira dicas de treinamento do profissional: + Fotógrafa faz sessões de pets bebês, do tipo ‘newborn’ 1 – Evite que a bronca envolva raiva, descontrole ou vingança. O objetivo não é traumatizar nem apavorar o animal. […]
O zootecnista Alexandre Rossi lançou no ano passado uma edição revisada do livro Adestramento Inteligente, de 1999, que vendeu mais de 100 000 exemplares. Confira dicas de treinamento do profissional:
+ Fotógrafa faz sessões de pets bebês, do tipo ‘newborn’
1 – Evite que a bronca envolva raiva, descontrole ou vingança. O objetivo não é traumatizar nem apavorar o animal.
2 – A repreensão deve criar um pequeno desconforto. Um spray d’água ou o leve sacudir de uma latinha cheia de moedas costuma bastar, mas preste atenção na reação do cão.
3 – Use o reforço positivo para comportamentos adequados. Aposte em petiscos (com moderação) ou carinho como recompensas.
4 – Até os 3 meses de idade é o período ideal para adestrá-lo. Sociabilize-o com humanos e animais e exponha-o a situações que deverá enfrentar mais tarde, como andar de carro.
5 – Peitorais com engate frontal para a coleira mostram-se bons para bichos difíceis de controlar na hora do passeio.