Imagem Blog

Bichos

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Amigo que ajuda: pets auxiliam no equilíbrio emocional e a diminuir stress

Estudo do Waltham Petcare Science Institute e especialistas mostram os benefícios de ter um animal em casa; adoções no país tiveram alta durante pandemia

Por Fernanda Campos Almeida
Atualizado em 5 nov 2021, 14h44 - Publicado em 5 nov 2021, 06h00
foto tirada de cima para baixo de mulher sorrindo com o cachorro, que está lambendo seu rosto. o dia está ensolarado e tem uma bola de basquete no primeiro plano
 (Studio4/Getty Images)
Continua após publicidade

O aumento no número de adoções de cães e gatos nos últimos dois anos não foi por acaso. Eles são conhecidos por amenizarem sentimentos negativos em seus tutores, inclusive aqueles causados por uma pandemia, como ansiedade, depressão e solidão. As vantagens de ter um bichinho têm explicação biológica.

O centro de pesquisa animal Waltham Petcare Science Institute, da Mars, na Inglaterra, revela que cuidar de um ser vivo com necessidades específicas pode aumentar os níveis de oxitocina (conhecido como o “hormônio do amor”, o mesmo liberado em mães no momento do parto e da amamentação), responsável pelo sentimento de afeto e diminuição dos níveis de stress. As interações com os pets — como a simples ação de acariciar os pelos — são capazes de liberar endorfinas e serotonina em humanos.

Segundo a médica-veterinária Sibele Konno, da Pet Care, os benefícios vão além: os pets também ajudam a lidar com déficit de atenção, autismo, hiperatividade em crianças e trazem um propósito para a vida do tutor. “Dar comida, deixá-los seguros e providenciar os demais cuidados de que cada animal precisa nos dá prazer pois nos sentimos úteis para eles”, explica Sibele.

Outro benefício indicado pela veterinária é o sentimento de responsabilidade ao estabelecer horários para alimentação, limpeza, brincadeiras e passeios. “Hoje os pets têm até vida social e perfil no Instagram e a nossa relação com eles está cada vez mais rica.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 10 de novembro de 2021, edição nº 2763

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.