Pinacoteca abre exposição retrospectiva do artista fluminense Jarbas Lopes
'Eixos' reúne mais de uma centena de obras, entre trabalhos consagrados e recentes, em formatos como desenhos, pinturas, instalações e fotografias
Jarbas Lopes: Eixos é a nova exposição da pinacoteca, em cartaz no quarto andar do edifício Pina Estação.
São mais de 100 obras do artista plástico fluminense, entre desenhos, pinturas, instalações e fotografias, separadas em quatro núcleos conceituais: Desejo, Flutuação, Ambiente e Temperatura.
Entre os destaques estão Eu Sol (vermelho) (2021), desenhos vermelhos que remetem a placas solares, e Bicicleta (2023), bike customizada com borracha trançada.
No estacionamento da instituição, um dos trabalhos mais conhecidos de Lopes completa a mostra, O Bem e o Mal Entendido (2006), composto de dois fuscas encaixados um no outro, formando o símbolo do yin-yang. Obras inéditas produzidas especialmente para a exposição também integram o percurso.
Natural de Nova Iguaçu e ativo em Maricá, no Rio de Janeiro, o artista dialoga com a linhagem neoconcretista brasileira, transitando por diferentes linguagens. A curadoria é de Renato Menezes.
Pina Estação. Largo General Osório, 66, Centro, ☎ 3335-4990. ♿ Qua. a seg., 10h/18h. R$ 30,00 (grátis aos sábados). Até 31/3/2024. pinacoteca.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 1 de dezembro de 2023, edição nº 2870