Livro traz fotobiografia de João Cabral de Melo Neto
Em 500 fotografias que compõem a obra, Eucanaã Ferraz conta a história da vida do importante poeta, escritor e diplomata brasileiro, falecido em 1999
João Cabral de Melo Neto (1920-1999), nome fundamental da literatura brasileira, tem sua vida destrinchada em uma fotobiografia (Verso Brasil; R$ 128,00). O título conta com mais de 500 imagens, organizado pelo escritor Eucanaã Ferraz, que foi também curador da exposição do fotógrafo mineiro Chichico Alkmim (1886-1978). Talvez venha dessa experiência anterior o percurso instigante criado no título. Melo Neto não era muito afeito a biografias, diz o texto introdutório assinado por Eucanaã.
O leitor de primeira fica inquieto, se questionando se o escritor de Morte e Vida Severina (1955) gostaria então dessa homenagem póstuma e vasta, são mais de 224 páginas. Dúvida lançada, é hora de passear pelos registros, muitos feitos por Stella Maria Barbosa de Oliveira, primeira esposa de Melo Neto, morta em 1986. Em uma imagem íntima, ela traz o marido no jardim da casa em Londres, em 1953, com os filhos Inez, Rodrigo e Luís, quando crianças. A face diplomata do autor também aparece, com o documento em que é designado vice-cônsul em Barcelona (abaixo).
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de março de 2021, edição nº 2730
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
‘Conselhos de um Serial Killer Aposentado’ une suspense e humor sombrio
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Alta performance para a gastronomia profissional





