Exposição que homenageia Ney Matogrosso inaugura no MIS
Exposição perpassa cinquenta anos da carreira do cantor, com fotos emblemáticas e toda sua coleção de peças de indumentária; artista deu sua benção à mostra

Ney Matogrosso, no Museu da Imagem e do Som a partir desta sexta (21), faz uma homenagem ao grande intérprete da música brasileira. Com fotos, figurinos, adereços e vídeos, a exposição perpassa cinquenta anos da carreira do cantor, desde sua entrada no grupo Secos & Molhados, em 1972, até o álbum Nu com minha música (2021).
+ Ney Matogrosso: ‘Não devemos satisfação nem licença para existir’
“Tem flagrantes muito especiais de shows, outros de camarim. A gente decidiu não colocar muitas fotos da vida pessoal, porque estamos falando do Ney artista”, conta o curador da mostra e diretor-geral do MIS, André Sturm. Os cliques vêm dos portfólios de Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.

Além deles, o MIS contou com a parceria do Senac São Paulo, guardião de um acervo de mais de duzentas peças de indumentária da coleção pessoal do artista, de calçados a adereços de cabeça, todos em exibição. “Para a nossa sorte, o Ney é um guardador. O mais incrível são os figurinos. Tem de praticamente todos os momentos da carreira dele”, impressiona-se André.

A mostra está sendo preparada desde abril de 2024 e ainda estará em cartaz quando a cinebiografia Homem com H, em que Jesuíta Barbosa interpreta Ney Matogrosso, for lançada, em 1º de maio. A Paris Filmes, produtora do longa, forneceu um teaser exclusivo do filme, que será veiculado apenas na exposição, além de elementos cenográficos da produção.
O cantor deu sua benção à mostra. “Apresentamos o projeto para ele e foi muito bom, ele ficou muito feliz e super-honrado de estarmos fazendo uma exposição com esse capricho. Até fez sugestões carinhosas”, revela André.
MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa. ☎ 2117-4777. → Ter. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/20h. Dom. e feriados, 10h/18h. R$ 30,00. mis-sp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de fevereiro de 2025, edição nº 2932.