Imagem Blog

Arte ao Redor

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Retrospectiva de George Love no MAM reúne mais de 500 fotografias

'George Love: além do tempo' tem mais de 500 fotografias do artista norte-americano, do período antes do fotógrafo se mudar para São Paulo até sua morte

Por Mattheus Goto
1 mar 2024, 06h00

O fotógrafo norte-americano George Leary Love (1937-1995) ganha nesta sexta-feira (1°) uma retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Com mais de 500 fotografias, entre novas impressões e originais de época, George Love: além do tempo apresenta uma cronologia que vai desde um período antes do artista se mudar para São Paulo, em 1966, até sua morte.

Trata-se da primeira grande exposição individual póstuma do artista. Love teve um trabalho extenso no Brasil, onde retratou de cenas urbanas na capital paulista até curvas do Rio Amazonas, e colaborou para a disseminação da fotografia de expressão pessoal durante os anos 70 e 80.

rio-amazonas-george-love
Rio Amazonas: Love longe dos centros urbanos. (MAM/Divulgação)

Parte das imagens estava armazenada no arquivo do pesquisador e também fotógrafo Zé De Boni, que foi amigo do profissional e assina a curadoria da mostra. Boni passou anos se debruçando sobre o material, que exigia identificação e interpretação, e pôde intensificar a tarefa durante a pandemia.

Continua após a publicidade

O curador optou por setorizar as imagens em vinte núcleos, cada um sobre uma temática ou época específica, levando em conta os lugares onde o fotógrafo viveu — Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma das grandes parceiras de Love foi Claudia Andujar, com quem viveu por oito anos e retratou a Amazônia. Seu estilo caiu na graça de personalidades como Pietro Maria Bardi, fundador do Masp.

futebol-george-love-mam
Futebol: paixão nacional nas lentes de Love. (MAM/Divulgação)

Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, ☎ 5085- 1300.→ Ter. a dom., 10h/18h. Até 12/5. R$ 25,00. mam.org.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 1º de março de 2024, edição nº 2.882.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.