Edifício Pina recebe exposição panorâmica de Jonathas de Andrade
Mostra trata da relação entre cuidadores de zoológico e cobras, principalmente
O 4º andar do Edifício Pina Estação recebe a panorâmica Jonathas de Andrade: o Rebote do Bote, em celebração dos quinze anos de carreira
do artista alagoano radicado no Recife.
+ Mostra com fotografias de Eustáquio Neves evoca heranças da escravidão
Há fotografias, instalações e vídeos inéditos como Nó na Garganta, de 2022, que trata da relação entre cuidadores de zoológico e cobras, além de outros conhecidos.
São divididos em três salas temáticas: corpo pra jogo, acerca de sexualidade, jogos de corpos, sobre dinâmicas de alteridade, e escalas de devoração, cujo assunto é a tensa relação entre preservação e posse. O tema da arquitetura modernista, muito explorado pelo artista visual, também aparece na instalação Nostalgia, Sentimento de Classe (2012).
+ Nova mostra do Instituto Moreira Salles reúne fotografias centenárias
Com curadoria de Ana Maria Maia, curadora-chefe da Pinacoteca de São Paulo, esta é a maior exposição individual da obra de Andrade, que já exibiu mostras solo em instituições como a The Power Plant, no Canadá, o New Museum, em Nova York, e o Masp.
Edifício Pina Estação. Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, ☎ 3335-4990. ♿ Qua. a seg., 10h às 17h. Até 28/2. Grátis. pinacoteca.org.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de outubro de 2022, edição nº 2810