Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Denise Milan ocupa andar no Farol Santander com dezoito obras

Exposição reúne minerais como quartzo, basalto, ametistas e cristais em ambientes que representam o “coração” do planeta em vários estágios de evolução

Por Humberto Abdo
9 nov 2024, 10h00
infiniterra-denise-milan
Artista exibe obras como 'Infiniterra' (Flávio Florido/Veja SP)
Continua após publicidade

Prestes a expor na Art Basel Miami, em dezembro, Denise Milan tem colhido os frutos de quatro décadas de pesquisa ao longo deste ano. Em março, ela ocupou o subsolo da USP com a Quartzoteka; em setembro, inaugurou o Banquete da Terra na Usina de Arte, do Recife, após passar por Veneza; e, no mesmo mês, apresentou seu trabalho para cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. Representada pela Dan Galeria, agora a artista “tradutora” das rochas ocupa o 24º andar inteiro do Farol Santander com a inédita Viagem ao Centro da Terra.

denise-milan
Denise Milan: “tradutora” das rochas (Flávio Florido/Veja SP)

Projetada com a aparência de uma caverna, como um “portal” para o mundo subterrâneo, a exposição reúne minerais como quartzo, basalto, ametistas e cristais em ambientes que representam o “coração” do planeta em vários estágios de evolução. Ao todo, são dezoito obras, incluindo o Drama da Matéria e a Imaginação Áurea (na foto, em dourado).

denise-milan-imaginação-áurea
‘Imaginação Áurea’ (Flávio Florido/Veja SP)

Com curadoria de Marcello Dantas, o conceito foi inspirado nas imagens do romance Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, no livro científico La Terre Avant le Déluge, de Louis Figuier, e em um mapa do alquimista Arne Saknussemm, original do século XVI, que afirmava ter revelado uma passagem para o núcleo do planeta.

Continua após a publicidade

Um dos papéis da artista paulistana é criar paralelos entre a jornada das rochas e a experiência humana, com a noção de que ambas envolvem barreiras e dificuldades antes de alcançar a evolução. Com esse olhar, Denise decifra as esculturas e narrativas dos cristais, formados pelo impacto de tempos remotos com rompimentos, desvios e adaptações até chegar à forma final. “Minha expectativa é que a linguagem das pedras possa ser expandida para abraçar a todos e nos oferecer uma nova posição de participação com a Terra e suas criações”, resume Denise.

denise-milan-infiniterra
Detalhe de ‘Infiniterra’ (Flávio Florido/Veja SP)

Farol Santander. Rua João Brícola, 24, centro, 3553-5627. Ter. a dom., 9h/20h. R$ 40,00. Até 9/2/2025. farolsantander.com.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 8 de novembro de 2024, edição nº 2918.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.