Exposição de Carlos Bunga reflete sobre natureza e sociedade
'Habitar Juntos' expõe pinturas do artista português na Nara Roesler São Paulo
O português Carlos Bunga faz um convite para uma reflexão sobre a natureza e a vida em sociedade em Habitar Juntos. A exposição na Nara Roesler São Paulo abre neste sábado (24) com trabalhos recentes e inéditos produzidos no Brasil pelo artista nascido em 1976 no Porto, atualmente morador de Barcelona, Espanha.
Na série de obras, é possível observar os elementos-chave de sua pesquisa, que tem há mais de 20 anos a pintura expandida como cerne. Ele usa materiais como tinta látex e folhas secas sobre compensado para criar peças como Construcción pictórica. Naturaleza #13. Seu estilo pôde ser visto recentemente na 35ª Bienal de São Paulo, onde ele apresentou Habitar el color, obra site-specific que convidava os visitantes a uma experiência sensorial de caminhar sobre uma camada de tinta craquelada e sentir com os pés a cor e a natureza efêmera.
Outros trabalhos de Bunga abordam a ideia de casa e dosmesticidade e de territórios geográficos e sociais, temas presentes na exposição de modo interativo com o público. Além da pintura e da instalação, seu trabalho inclui vídeo e performance. Os fatores comuns a eles é o teor pictórico e a relação próxima com a arquitetura.
Nara Roesler São Paulo. Avenida Europa, 655, Jardim Europa, ☎ 2039-5454. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 20/4. nararoesler.art.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de fevereiro de 2024, edição nº 2881.