MAM-SP homenageia centenário de Arcangelo Ianelli com exposição
O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre a programação do ano no próximo dia 14 com a exposição 'Arcangelo Ianelli 100 anos — O Artista Essencial'
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) abre a programação do ano no próximo dia 14 com a exposição Arcangelo Ianelli 100 anos — O Artista Essencial, por razão do centenário de nascimento do pintor, escultor, desenhista e ilustrador paulistano (1922-2009).
+ Os bastidores das exposições imersivas, que conquistam mesmo sem obras originais
Será exibido um panorama de toda a carreira do artista, com curadoria de Denise Mattar, dividido em três núcleos, um dedicado à pintura e dois à escultura.
Arcangelo ficou conhecido pelo estudo das cores, como pode ser evidenciado em Sem título (1995) (acima), e também no poema de Ferreira Gullar que figura na entrada da mostra: “pintar, para Arcangelo ianelli, agora é suscitar o surgimento da cor”.
O espaço expositivo reproduz parte do ateliê de Ianelli, com materiais originais usados por ele, como pincéis, cavaletes, pigmentos e livros.
O pintor teve relação próxima com o museu durante sua carreira, com mostras individuais e coletivas, além de ter feito parte da Comissão de Arte da instituição, que completa 75 anos em 2023.
Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, ☎ 5085-1300. → Ter. a dom., 10h/18h. A p
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de fevereiro de 2023, edição nº 2827
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.