Spadaccino promove desafio de vinhos na Vila Madalena
Uma das melhores e mais charmosas trattorias da cidade, o Spadaccino fará uma degustação às cegas de vinhos da uva pinot noir, intitulada Desafio da Vila Madalena. De um lado, estarão três garrafas de origem francesa, do outro, três produzidas nos Estados Unidos. Todos os tintos selecionados foram avaliados por guias e revistas internacionais com […]
Uma das melhores e mais charmosas trattorias da cidade, o Spadaccino fará uma degustação às cegas de vinhos da uva pinot noir, intitulada Desafio da Vila Madalena. De um lado, estarão três garrafas de origem francesa, do outro, três produzidas nos Estados Unidos. Todos os tintos selecionados foram avaliados por guias e revistas internacionais com notas acima de 90 pontos. A prova, realizada por um júri de dez ou doze especialistas, está programada para o jantar de amanhã, terça (7), a partir das 20h.
Contará com os seguintes exemplares:
Americanos
1 – Paul Hobbs Pinot Noir Russian River Valley 2009
2 – Walter Hansel “North Slope Vineyard” Russian River Valley Pinot Noir 2008
3 – Merry Edwards Pinot Noir Meredith Estate Russian River Valley 2007
Franceses
4 – Romanée Saint-Vivant Grand Cru Domaine Jean-Jacques Confuron 1999
5 – Gevrey Chambertin Premier Cru “Les Cazetieres” Maison Champy 2002
6 – Clos des Lambrays Grand Cru Morey-Saint Denis 2006 *
+ Conheça todas as regras estabelecidas pelo restaurante para a degustação
Nessa noite, a ideia é reproduzir o famoso Julgamento de Paris, que ocorreu na capital francesa, virou tema de livro e chegou aos cinemas. Não sem uma admirável petulância, o comerciante de vinhos inglês Steven Spurrier resolveu promover, em 1976, uma degustação comparativa entre os exemplares californianos das castas chardonnay e cabernet sauvignon com os melhores rótulos franceses das mesmas varietais. Foram convidados os maiores degustadores da época. Entre eles estava Odette Kahn, famosa editora da “Revue du Vin de France” que depois de anunciado os campeões, contestaria os resultados. Somados os votos dos dez tintos participantes, o vencedor foi o americano Stag’s Leap Wine Cellars 1973, seguido dos três gigantes franceses Château Montrose, Château Mouton Rothschild e Château Haut-Brion, todos da safra 1970. No caso dos brancos, o vencedor também foi um californiano, o Chateau Montelena.
* Atualização em 09/08/12
Originalmente, a lista passada pelo restaurante incluía na degustação o rótulo Vosne-Romanée Domaine des Perdrix 2007, substituído pelo Clos des Lambrays Grand Cru 2006.
As novidades sobre a bebida no Spadaccino não se limitam ao Desafio da Vila Madalena. Em abril, o restaurante ganhou uma nova adega para 1.200 garrafas, instalada no salão da entrada. Responsável pela seleção dos rótulos, o sommelier Alberto Amorim, marido da proprietária Paula Lazzarini, acaba de ampliar a carta de sessenta para oitenta rótulos. “Concentramos a oferta em uma faixa de preços de 60 a 80 reais”, diz ele. Há também uma nova seleção especial, com a maioria dos vinhos a preços mais elevados. Confira: