Entrevista com Juan Escudero, dono do Alma María
O empresário espanhol Juan Escudero promete abrir o restaurante Alma María, no Jardim Paulista, na segunda quinzena de outubro. Leia a entrevista que fiz com ele por e-mail: + Conheça o projeto do restaurante Alma María, que tem previsão de abertura na segunda quinzena de outubro + Leia a receita exclusiva de esqueixada de bacalhau […]
O empresário espanhol Juan Escudero promete abrir o restaurante Alma María, no Jardim Paulista, na segunda quinzena de outubro. Leia a entrevista que fiz com ele por e-mail:
+ Leia a receita exclusiva de esqueixada de bacalhau
Qual a sua ligação com o Brasil e, em especial, com a cidade de São Paulo?
Há alguns anos viajei a São Paulo como turista e tanto a cidade como sua gente me cativaram. Em uma viagem posterior, descobri a importância gastronômica em São Paulo e vi que a oferta de restaurantes espanhóis era escassa. Atualmente, vivo em São Paulo com minha mulher e minha filha, que nasceu em São Paulo há 14 meses e se chama Alma María.
Por que decidiu abrir o restaurante?
Na Espanha, por diversas razões, está tudo paralisado. Um restaurante em São Paulo pode ser a oportunidade que busco. Me animei e, para ficar mais seguro, fiz um estudo de mercado e um estudo econômico. Os resultados foram positivos.
Como foi escolhido o ponto nos Jardins?
A Rua Oscar Freire é ideal por estar nos Jardins e ser muito movimentada. É perfeita para um restaurante com um bar de tapas na entrada, que permanece aberto durante o dia.
Qual a sua experiência no ramo de restaurantes na Espanha?
Sou formado em direito e trabalhei em um banco por vários anos, depois em uma companhia de seguros e, por fim, nas empresas de minha família, às quais sigo vinculado. Esta é minha primeira experiência no setor.
Como foi montado o cardápio do Alma María?
Foi inspirado na cozinha tradicional de tapas, que representa a gastronomia espanhola. Apesar das várias afinidades entre o gosto brasileiro e o espanhol, adaptamos nosso menu para a região. O produto é brasileiro, com exceção do presunto e outros itens.
Se as tapas serão clássicas, o que dará a elas um toque de modernidade?
A apresentação (tanto a travessa/prato quanto a forma de servir) e a maneira como cozinhamos. Para as tapas serem mais saudáveis, usamos azeite, menor quantidade de farinha etc.