Eataly de Turim e Nova York inspira o Eat… paulistano
É novidade. O Eat… Empório Restaurante abriu as portas nesta terça (15), na Vila Olímpia. Passei por lá no dia seguinte, não para almoçar, mas para conhecer o espaço e tomar um café. A nova casa adota como modelo o Eataly, original de Turim e com outras treze unidades – são mais seis na Itália, […]
É novidade. O Eat… Empório Restaurante abriu as portas nesta terça (15), na Vila Olímpia. Passei por lá no dia seguinte, não para almoçar, mas para conhecer o espaço e tomar um café. A nova casa adota como modelo o Eataly, original de Turim e com outras treze unidades – são mais seis na Itália, seis no Japão e uma nos Estados Unidos, a badalada filial de Nova York.
Três dos sete sócios do Eat… cuidam da administração direta do negócio que ocupa um antigo galpão, onde funcionava originalmente um fábrica de tornos. Com uma área de 1.500 metros quadrados, o novo complexo gastronômico dispõe de 900 metros quadrados para circulação da clientela. Esse espaço é ocupado por dois restaurantes chamados de ilhas gourmets, um deles apenas para saladas e quiches, além de uma livraria, uma loja de utensílios de cozinha, um café-confeitaria, uma feira orgânica, um bar de cervejas com curadoria de Cássio Piccolo (sócio do Frangó), uma adega com 300 rótulos de vinho e uma padaria com a assinatura do mestre-padeiro Rogério Shimura.
+ Leia sobre a saída de Rogério Shimura da padaria Em Nome do Pão, de Alex Atala
No gerenciamento, estão os sócios Fabio Seabra e Bruno Stierli, enquanto a cozinha é orientada por Manuel Coelho (ex-Oggi Cucina & Vino). Entre os investidores, encontra-se Celso La Pastina, dono da importadora de bebidas e alimentos com seu sobrenome, bem como da grife de vinhos finos World Wine, com duas lojas na cidade. Conversei com Coelho, que estimou o valor usado para montar o complexo “Investimos 7 milhões de reais”, diz.
Embora ainda esteja em fase de adaptações, com algumas prateleiras ainda vazia – para se ter uma ideia, durante a minha visita, havia estantes de alimentos ainda peladas e Piccolo ajustava os detalhes de refrigeração para as cervejas importadas – os restaurantes têm atraído uma média de 100 pessoas para o almoço. O cardápio, que você visualiza aqui, traz sugestões como pappardelle ao ragu de costela e brandade de bacalhau.