Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Morre o restaurateur Antonio Carlos de Toledo, da pizzaria Margherita

O empresário, responsável pela casa em uma esquina dos Jardins, faleceu neste sexta (24) aos 79 anos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 Maio 2024, 11h36 - Publicado em 25 Maio 2024, 14h25

Além dos discos de pizza de massa média cobertos com generosa quantidade de ingredientes, o empresário Antonio Carlos de Toledo (1944-2024) tinha imensa paixão pelo futebol. Daí seu apelido, Esquerda ou Esquerdinha, que ele teria ganhado depois de uma breve passagem como jogador do São Paulo Futebol Clube.

Toledo, que morreu nesta sexta (24) aos 79 anos em consequência de leucemia, abriu a pizzaria Margherita em 1981. Desde o início, a casa em uma esquina dos Jardins se tornou um sucesso. As filas sempre foram enormes.  Era o que se pode chamar a autêntica pizza paulistana, montada preferencialmente em discos grandes, assada em forno a lenha e com uma possibilidade imensa de sugestões de coberturas, algumas delas variações de um mesmo tema.

Embora o cardápio desde o início tivesse uma inclinação por uma linha mais tradicional, Toledo chegou a lançar uma novidade na década de 1990, que vigorou por alguns anos. Seu time de pizzaiolos preparava a double-deck, uma pizza montada em dois andares e batizada à maneira americana. Na parte inferior sobre a massa fina, assentava-se uma camada de mussarela. Por cima, ia mais um pavimento fininho de massa e, finalmente, vinha a cobertura escolhida livremente pelo cliente.

Do menu, sempre foi uma das mais pedidas da freguesia a margherita, que dá nome à casa e foi criada em Nápoles no fim do século XIX por Raffaele Esposito para homenagear a rainha Margherita di Saboia, mulher do rei Humberto I. A ideia do pizzaiolo era reproduzir as cores da bandeira da Itália com tomate e manjericão.

Considerado um grande anfitrião pela forma calorosa como recebia a clientela, Toledo tem seu sepultamento marcado para as 15h deste sábado (25) no Cemitério Gethsêmani, local também do velório. Ele deixa esposa Lourdinha e um filho Dadi.

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.