Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Morre Nelson de Abreu Pinto, dono do bar mais antigo de São Paulo

Empresáio foi presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e estava desde 1968 à frente do Bar Guanabara, que teria surgido em 1910

Por Laura Pereira Lima
Atualizado em 16 jun 2025, 17h31 - Publicado em 16 jun 2025, 17h24
nelson-de-abreu-pinto-bar-guanabara
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

O restaurateur Nelson de Abreu Pinto, dono do Bar Guanabara, um dos mais antigos, senão o mais antigo da cidade, morreu nesta segunda-feira (16), aos 93 anos. A informação foi divulgada no Instagram do estabelecimento.

Nas redes sociais, o Guanabara diz que a fundação do estabelecimento foi em 1910. Em uma pesquisa rápida, é possível constatar que havia anúncio do botequim no diário O Estado de S. Paulo desde abril de 1920 — no ano seguinte, o local teve seu registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) pelo empresário Noé Toffoli, na época em que ainda funcionava no número 61 da Rua Boa Vista.

Transferido depois para a Avenida São João, também no centro, onde está até hoje, foi adquirido por Abreu Pinto em 1968. Na década de 1970, foi sede de apresentações musicais e encontros de políticos, empresários e artistas.

Formado em Direito e filho de imigrantes portugueses, atuou como advogado, juiz classista e desembargador. O empresário foi proprietário ainda dos extintos restaurantes Villa Távola, Montijo, Bogotá, República, O Pinguim, A Brasileira e Leiteria Pereira.

Foi presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município de São Paulo (Sinthoresp), da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp), da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) e da Confederação Nacional do Turismo (CNTur).

Continua após a publicidade

“Seu legado permanecerá vivo na história do turismo e da hospitalidade brasileira”, escreveu o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região (Sinthoresp) em nota de pesar.

Dedicou sua vida a manter viva a tradição, o sabor e a história deste local tão querido por gerações de paulistanos e visitantes”, registrou a página oficial do Bar Guanabara.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.