Província japonesa é tema de jantar no Aizomê da Japan House
No extremo sul do Japão, Kagoshima é famosa por frituras típicas como o tempurá, praias e florestas reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco
Como vem acontecendo regularmente, a Japan House tem promovido jantares temáticos temáticos dedicados a diferentes províncias do Japão. Nestas terças (15) e quarta (16), a homenageada é Kagoshima, que fica no extremo sul do país.
O interesse se torna ainda maior porque aquela foi a primeira região japonesa a receber um europeu, no caso, missionários portugueses. Esses exploradores teriam levado até aquele lado do planeta a fritura, que resultou no tempurá (há quem diga que a palavra vem de tempero) assim como o pão de castela ou casterá no Japão (toda vez que passo pelo Japão, alguém me pergunta sobre esse bolo, que chamados de pão-de-ló).
O evento, com menu desenvolvido pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê e embaixadora da culinária japonesa no Brasil, tem apoio Governo de Kagoshima, da Câmara de Comércio e Indústria de Kagoshima, da Associação Cultural Kagoshima do Brasil, da empresa nipo-americana Beam Suntory e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão).
Nessas duas noites, será servido um cardápio completo em cinco etapas, além de beliscos orientais. Os petiscos tipo otsumami têm a companhia do satsuma haku gimlet, coquetel de Haku Vodka da Beam Suntory, cujo processo inicial de destilação é realizado em Kagoshima. A mistura leva ainda tangerina e açúcar mascavo.
Nas quatro etapas seguintes, chegam o trio umaki (omelete japonesa com enguia), peito de pato defumado em genmaicha e takodango (bolinho de polvo) com hanakatsuo; o sashimi e sushi moriawase servidos com shoyu temperado com flocos de bonito; o agemono ou frituras típicas da província, caso do satsuma age (massa de peixe com vegetais) e do gane (tempurá de batata-doce); e para encerrar a sequência salgada, yakimono ou grelhado de steak de wagyu A5 de Kagoshima, junto de arroz, sopa e tsukemono.
O arremate, em reverência às florestas de Yakushima reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco, tão celebradas como as praias rústicas da região, há uma sobremesa de chocolate intenso, matchá e hojicha (chá tostado), montadas em camadas e com diferentes texturas.
Os ingressos custam 420 reais e podem ser adquiridos na plataforma Sympla. Além da refeição, incluem o drinque, água ou soda da casa, chá-verde de Kagoshima (quente ou gelado), shochu da mesma província para degustar e café.
Aizomê (Japan House)
Avenida Paulista, 52, tel. 3090-8900.
Terça (15) e quarta-feira (16), às 19h30.
420 reais, com vendas antecipadas pelo sympla.com.br.
japanhousesp.com.br
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





