Província japonesa é tema de jantar no Aizomê da Japan House
No extremo sul do Japão, Kagoshima é famosa por frituras típicas como o tempurá, praias e florestas reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco
Como vem acontecendo regularmente, a Japan House tem promovido jantares temáticos temáticos dedicados a diferentes províncias do Japão. Nestas terças (15) e quarta (16), a homenageada é Kagoshima, que fica no extremo sul do país.
O interesse se torna ainda maior porque aquela foi a primeira região japonesa a receber um europeu, no caso, missionários portugueses. Esses exploradores teriam levado até aquele lado do planeta a fritura, que resultou no tempurá (há quem diga que a palavra vem de tempero) assim como o pão de castela ou casterá no Japão (toda vez que passo pelo Japão, alguém me pergunta sobre esse bolo, que chamados de pão-de-ló).
O evento, com menu desenvolvido pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê e embaixadora da culinária japonesa no Brasil, tem apoio Governo de Kagoshima, da Câmara de Comércio e Indústria de Kagoshima, da Associação Cultural Kagoshima do Brasil, da empresa nipo-americana Beam Suntory e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão).
Nessas duas noites, será servido um cardápio completo em cinco etapas, além de beliscos orientais. Os petiscos tipo otsumami têm a companhia do satsuma haku gimlet, coquetel de Haku Vodka da Beam Suntory, cujo processo inicial de destilação é realizado em Kagoshima. A mistura leva ainda tangerina e açúcar mascavo.
Nas quatro etapas seguintes, chegam o trio umaki (omelete japonesa com enguia), peito de pato defumado em genmaicha e takodango (bolinho de polvo) com hanakatsuo; o sashimi e sushi moriawase servidos com shoyu temperado com flocos de bonito; o agemono ou frituras típicas da província, caso do satsuma age (massa de peixe com vegetais) e do gane (tempurá de batata-doce); e para encerrar a sequência salgada, yakimono ou grelhado de steak de wagyu A5 de Kagoshima, junto de arroz, sopa e tsukemono.
O arremate, em reverência às florestas de Yakushima reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco, tão celebradas como as praias rústicas da região, há uma sobremesa de chocolate intenso, matchá e hojicha (chá tostado), montadas em camadas e com diferentes texturas.
Os ingressos custam 420 reais e podem ser adquiridos na plataforma Sympla. Além da refeição, incluem o drinque, água ou soda da casa, chá-verde de Kagoshima (quente ou gelado), shochu da mesma província para degustar e café.
Aizomê (Japan House)
Avenida Paulista, 52, tel. 3090-8900.
Terça (15) e quarta-feira (16), às 19h30.
420 reais, com vendas antecipadas pelo sympla.com.br.
japanhousesp.com.br
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/