Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Vó Tutu

Confira o oitavo episódio do programa de entrevistas e receitas que traz a benfeitora social do Instituto Ações Sociais Vó Tutu, na Brasilândia

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 dez 2024, 15h30 - Publicado em 28 nov 2024, 19h06
Duas pessoas sentadas em cadeiras e sorrindo
Cozinha do Lorençato: entrevista com Vó Tutu (Mariana Spangemberg/Veja SP)
Continua após publicidade

Prêmio Causal Social de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2023, Maria Paulina Avelino Marques da Silva, a Vó Tutu, distribui uma fornada de mais de 2 000 pãezinhos preparados de segunda a sexta na pequena padaria instalada num salão em cima da casa onde ela mora na Vila Brasilândia, num dos extremos da Zona Norte paulistana.

Além da paixão pela cozinha, ela sempre gostou de ajudar as pessoas à sua volta. Nos catorze anos de trabalho no serviço de limpeza da unidade pediátrica do Hospital das Clínicas, costumava ofertar marmitas para mães e pais com filhos doentes e em situação financeira precária.

Desde o início da pandemia, Vó Tutu passou a ajudar quem tinha fome na Vila Brasilândia, um dos bairros mais carentes de São Paulo “Precisava ajudar meus iguais”, costuma dizer. As 100 unidades iniciais viraram hoje até 2 600, entregues de segunda a sexta com chá. Ela é a alegria dos vizinhos necessitados no café da manhã.

A senhora de 73 anos que hoje comanda o Instituto Ações Sociais Vó Tutu se abre para um papo lindo e sincero. Falou da vida dura na infância, da fome que sentia e, do pior, o pai truculento.

Também conta que nunca teve vocação para vendas, embora tenha aberto um restaurante pouco antes da pandemia, que acabou fechando por causa dessa crise sanitária que vitimou o mundo.

Sem nunca perder fé ou esperança, ela diz também como agarrou a ideia de minorar a fome com um projeto tão bonito. Seu instituto vive basicamente de doações.

Continua após a publicidade

A benfeitora social é a oitava convidada do Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas transmitido pelo YouTube de VEJA e na plataforma de streaming VEJA+.

Abaixo, ela ensina a receita do pão da Vó Tutu, o pãozinho da Brasilândia.

Assista aqui ao papo.

Antes de passar à receita, fique de olho nos nossos canais. O próximo convidado do programa é o confeiteiro Lucas Corazza.

Continua após a publicidade
Pães assados de casca dourada e brilhante
Pãozinho da Brasilândia: receita da Vó Tutu para distribuição em um dos bairros mais carentes de São Paulo (Pedro Arsky/Veja SP)

Pãozinho da Brasilândia

INGREDIENTES
800 gramas de farinha de trigo
70 gramas de açúcar refinado
15 gramas de sal
1 tablete de fermento biológico fresco ou 1 sachê de fermento biológico seco
400 mililitros de água
40 gramas de margarina, manteiga ou óleo

MODO DE PREPARO
Em uma tigela grande, coloque primeiro a farinha de trigo, o açúcar, o sal, o fermento. Misture tudo e adicione a manteiga e, por último, 2/3 do total de água (não coloque toda a quantidade pois dependendo da temperatura externa a massa pode pedir mais ou menos líquido). Trabalhe a massa com as mãos em uma bancada polvilhada com farinha, acrescente o restante da água se necessário, até dar o ponto de véu (abra e estique a massa, ela deverá ter o aspecto de um véu fino e transparente que não rasga). Leve descansar em uma tigela untada com óleo e cubra com uma tolha ou filme plástico para não ressecar. Deixe fermentar até dobrar de volume. Em dias quentes isso ocorre mais rápido, em dias frios mais devagar (aproximadamente, de 1h30 a 2h). Em seguida, leve a massa novamente para uma bancada polvilhada com farinha e corte em partes iguais de aproximadamente 70 gramas (tamanho de uma mexiriquinha). Molde cada parte com as mãos em formato de bolinha. Transfira-as para assadeiras untadas com um pouquinho de óleo (a parte lisa deve ficar para cima), deixando espaço entre elas, pois o pão irá crescer ao assar. Asse a 180ºC por 25 minutos ou até que os pães estejam dourados na superfície.

Tempo de preparo: aproximadamente 3 horas
Rendimento: 20 pães de 70 gramas cada um

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.