Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Bel Coelho recebe Ieda de Matos no Cuia Restaurante e Bar

Anfitriã e convidada preparam menu especial em seis etapas para homenagear as orixás mulheres

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 Maio 2023, 09h10

As chefs Bel Coelho, do Cuia Restaurante e Bar, e Ieda de Matos, da Casa de Ieda, se unem para preparar o Jantar das Àyabas. Esse único encontro está marcado na segunda (8) no Cuia, que abre excepcionalmente nessa noite. Organizado em dois horários, o jantar tem apenas poucas  vagas disponíveis para as 21h30.

Trata-se de uma homenagem às orixás mulheres da diáspora africana Iemanjá, Nanã, Oxum, Iansã, Ewá e Obá. O menu a elas dedicado divide-se em seis etapas.

Uma unidade de bolinho acarajé
Um dos pratos da noite: acarajé com vatapá de batata-doce (Laís Acsa/Divulgação)

Primeiro, chegam à mesa dois petiscos, o croquete de xinxim de pato, lambão e molho de coco fermentado e o acarajé com vatapá de batata-doce.

No prosseguimento, provam-se o caldo de lambreta e a manjuba crocante com efó de taioba e dengué, a bebida originalmente feita de milho.

Continua após a publicidade

Está reservado para o prato principal a almôndega de cabrito na companhia de vatapá de milho criolo e pipoca de feijão-manteiguinha.

Encerra a sequência o sorvete de gema com banana brûlée, gelatina de melaço de cana, ado (fubá de milho torrado temperado) e caramelo de especiarias brasileiras.

O cardápio especial sai a 340 reais. Também é possível prová-lo com bebidas, entre elas cerveja, vinhos e aluá. Quem optar pela harmonização paga mais 160 reais.

Cuia Restaurante e Bar.
Avenida Ipiranga, 200 (Edifício Copan, loja 48), Centro. Reservas: pelo e-mail eventos@cuiacafe.com.br ou pelo WhatsApp 97617-9154. Restam poucos lugares para as 21h30.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.