A I Tramezzini é especializada em sanduíches à moda italiana
Uma das mais saborosas histórias da culinária italiana é a do nascimento do tramezzino, o sanduíche encontrado praticamente em quase todos os bares do país peninsular. O lanche de formato triangular, feito com pão branco e sem casca com recheio de embutidos variados e queijos, teria surgido no Caffè Mulassano, estabelecimento histórico localizado em seu […]


Fachada do I Tramezzini: quase dois anos para a lanchonete ficar pronta (Fotos: divulgação)
Uma das mais saborosas histórias da culinária italiana é a do nascimento do tramezzino, o sanduíche encontrado praticamente em quase todos os bares do país peninsular. O lanche de formato triangular, feito com pão branco e sem casca com recheio de embutidos variados e queijos, teria surgido no Caffè Mulassano, estabelecimento histórico localizado em seu endereço atual desde 1907, a Piazza Castello, em Turim.
+ Conheça os cannoli sobre rodas
+ Fasano: o mistério das trufas perdidas
Donos do negócio a partir da década de 1920, Angela e Onorino Nebiolo seriam o casal de inventores da novidade na Itália. Angela teria passado uma temporada nos Estados Unidos, onde tomou gosto pelos sandubas na hora do almoço e os trouxe para Turim em 1925.

Salão montado: inauguração marcada para hoje às 20h (12 de novembro)
Inspirada por esse estilo de fazer lanches, a I Tramezzini, ou, os sanduíches, será inaugurada oficialmente hoje às 20h – a lanchonete está funcionando desde sábado, 8 de novembro. Seus proprietários, os empresários italianos Paolo Stopino e Andrea Morando, produzem inclusive o pão na casa com farinha importada da Itália.
+ La Guapa, a empanaderia de Paola Carosella
Para preparar os sanduíches em mais de vinte sabores, a dupla de sócios trouxe seus conterrâneos Franco Maria Sala e Claudia Pantarelli. Entre os recheios criados pelos cozinheiros estão combinações como a abobrinha grelhada com tomate assado e ricota, o pimentão ao forno com mussarela, e o vitello tonnato (uma espécie de rosbife à italiana com maionese de atum). O cardápio se completa com saladas e bruschettas.

Uma das versões do tramezzino: recheio caprese
Além de drinques como Aperol spritz, há vinhos selecionados pela importadora Decanter.
Para montar a lanchonete, o sócio Morando conta que levou quase dois anos em desenvolvimento. Ele estima um investimento de cerca de 2 milhões de reais, incluindo inclusive a pesquisa para definir o estilo de negócio. “Faltava em São Paulo um lugar especializado nesse tipo de sanduíche”, diz.
+ 10 pizzarias de dar água na boca
O I Tramezzini fica na Alameda Franca, 1033, Jardim Paulista e funciona todos os dias entre 8h e 22h, com direito a uma esticada até 1 da madrugada entre quinta e sábado. Fecha hoje (12), às 19h para a festa de inauguração. Amanhã, volta a funcionar normalmente.
A conferir.
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
- Versão com salmão: tempero de limão-siciliano
- A seleção de sanduíches: como se encontra em quase toda a Itália
- Varanda: área ao ar livre protegida por guarda-sóis
- Lema da casa: grafite na fachada
+ Teste: Paçoquita versus Nutella
+ Receita: tiramisu original. É bico!
+ Receita: cheesecake de Nutella
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.