Avatar do usuário logado
Usuário

Votação do Plano Diretor é adiada por falta de quórum

Líderes da Câmara se reúnem com Fernando Haddad para resolver impasse sobre ocupação Copa do Povo

Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
10 jun 2014, 19h50 • Atualizado em 5 dez 2016, 14h23
  • Prevista para esta manha (10), a votação do Plano Diretor de São Paulo foi adiada por falta de quórum. Para que haja sessão, é necessária a presença de ao menos 38 dos 55 parlamentares. Hoje, nem mesmo o presidente da Casa, José Américo (PT), compareceu.

    Os vereadores questionam a inclusão de uma emenda que transforma o terreno ao lado do Itaquerão, ocupado hoje por cerca de 2 000 famílias do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), em Zona Especial de Interesse Social (Zeis). A emenda permitirá que a área seja usada no Minha Casa Minha Vida. 

    Na noite de segunda, o MTST anunciou uma trégua nos protestos contra a Copa do Mundo depois que o governo federal garantiu a construção de casas pelo programa Minha Casa Minha Vida no terreno. “O ministro Gilberto Carvalho deveria vir governar a cidade. Esse acordo desmerece a politica de habitação da cidade e a inteligência dos paulistanos. Há outros movimentos de moradia que estão há 12 anos esperando a mesma generosidade”, alfinetou o vereador Police Neto (PSD).

    O impasse está principalmente entre partidos que são parte da base do governo. O presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara, vereador Andrea Matarazzo (PSDB), defende que a ocupação da Copa do Povo seja discutida separadamente. “Para que contaminar o plano diretor com assunto momentâneo? Não vamos usá-lo para legitimar irregularidades”, disse.

    Após reunião com o prefeito Fernando Haddad nesta tarde, os vereadores decidiram que o projeto vai para votação na próxima semana. 

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês