Avatar do usuário logado
OLÁ,

Visita guiada ao Edifício Martinelli, em SP, está de volta

A partir do dia 5 de agosto, será possível agendar o passeio, que é gratuito e ocorrerá sempre às terças-feiras em seis horários, a partir das 12h30

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jul 2025, 16h27 - Publicado em 24 jul 2025, 15h42
edifício-martinelli-reabre-para-visitação
Edifício Martinelli: visitas guiadas a um dos símbolos do centro de São Paulo (Ciete Silvério/Divulgação)
Continua após publicidade

O icônico Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, voltará a ter visitas guiadas, a partir do dia 5 de agosto. Mesmo estando ainda em obras de modernização, o edifício – que por muitos anos foi o mais alto da cidade – abrirá as portas para visitas agendadas, conduzidas pelos guias do programa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo.

Com duração de 45 minutos, o passeio estará disponível em seis horários, entre 12h30 e 17h30, sempre às terças-feiras.

História

Considerado um dos mais bonitos do centro da cidade, o Martinelli remonta ao período de industrialização de São Paulo e à imigração italiana. Idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger (1888-1968), o edifício foi construído entre os anos de 1924 e 1929, tendo inicialmente 12 andares.

Mas a construção foi retomada em 1934 para finalizar a obra que tem 30 andares e 105 metros de altura. Na cobertura, foi erguido um palacete, réplica de uma villa italiana, que abrigou a família do construtor.

O edifício ainda seria remodelado pelo prefeito Olavo Setúbal, em 1975, ocasião em que a Prefeitura de São Paulo desapropriou o local. Após muitas mudanças na aparência e estrutura, o Martinelli foi reinaugurado em 1979. Em 2024, ano do centenário do início da construção, novas obras de modernização foram feitas.

Continua após a publicidade

Segundo o site oficial do edifício, ao final das obras atuais, o Martinelli se tornará um dos maiores complexos criativos de todo o Brasil, contando com cafés, bares, restaurantes e um espaço de museu.

Os ingressos para visitar o prédio são gratuitos e liberados toda quinta-feira, ao meio-dia, para visitas na terça-feira da semana seguinte. O primeiro lote ficará disponível dia 31 de julho.

Edifício Martinelli. Rua São Bento, 405, Centro. (11) 3116-2777. Ter., das 12h30 às 17h30 (seis opções de horário). Duração: 45 minutos. Gratuito (mediante retirada de ingressos). A partir de 5/08. Sympla.com.br

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.