ViaMobilidade anuncia série de ações de melhoria nas linhas 8 e 9 da CPTM
Medidas emergenciais foram resposta a notificação do governo estadual por várias falhas que podem render multa de até R$ 4,3 milhões à concessionária
Em reunião realizada com representantes do governo estadual nesta quarta-feira (16), a ViaMobilidade, concessionária que opera linhas de trens, metrô e monotrilho paulistas, anunciou uma série de medidas de melhoria nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.
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Na mesma reunião a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) notificou a empresa a respeito da instauração de processos administrativos por interrupção de prestação de serviços. A pasta deu 15 dias para que a ViaMobilidade apresente a sua defesa.
Ao final do processo, se as irregularidades forem constatadas, poderão ser aplicadas multas que chegam a R$ 4,3 milhões. Segundo a STM, essas sanções estão previstas no contrato de concessão, que indicam quais são as obrigações e metas de desempenho da concessionária.
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Os problemas nas linhas 8 e 9 da CPTM começaram a se intensificar após a concessão, em 27 de janeiro deste ano. Usuários têm relatado irregularidades nos intervalos e até atrasos, além falhas de sinalização. Um site denominado Direto dos Trens contabiliza os problemas nas linhas. Pelos cálculos dos administradores da página, foram 12 falhas na linha 8 e outros 26 na linha 9 desde que a ViaMobilidade assumiu o serviço, num total de 38 problemas que causaram transtornos aos passageiros.
Entre os mais graves está a paralisação total provocada por um princípio de incêndio em cabos externos que cruzam as vias entre as estações Santo Amaro e João Dias da linha 9, registrada no dia 2 deste mês.
Oito dias depois, no dia 10 deste mês, um trem se chocou contra uma barreira de contenção na estação Júlio Prestes ferindo duas pessoas. Ficou constatado que houve falha humana, e o maquinista foi demitido.
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Medidas emergenciais
O plano emergencial apresentado pela ViaMobilidade na reunião realizada nesta quarta inclui acelerar o diagnóstico da rede aérea –onde ficam os cabos de energia que alimentam as composições– e adotar ações para tentar frear o furto de cabos, intensificar a manutenção geral de elevadores e escadas, implantar placas de velocidade antes das estações e na entrada das plataformas.
A empresa afirma em nota ter recebido 77% da frota sem revisão geral. Entretanto, isso já estava citado no contrato de concessão.
A concessionária informou ainda que intensificará os treinamentos de navegação dos operadores de trens.