Continua após publicidade

Viagens de bicicletas compartilhadas crescem 1407% em um ano

Foram quase 300 000 deslocamentos por esse sistema só no mês de agosto

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 set 2018, 13h50

A cidade de São Paulo registrou 294 816 viagens em bicicletas compartilhadas em agosto, segundo dados da Secretaria de Mobilidade e Transporte. Houve um aumento de 1407% em relação ao registrado no mesmo período de 2017. O total aproximado de bicicletas compartilhadas em operação na cidade é de 4 500 unidades, atualmente.

Segundo o estudo da prefeitura, esse aumento ocorreu por causa da regulamentação do novo sistema de compartilhamento de bicicletas, em 21 de setembro de 2017. A lei permite a operação com ou sem estações (sistema dockless, em que os veículos podem ficar na rua), além de abrir o sistema para diferentes operadoras.

Atualmente há cinco empresas credenciadas como operadoras: Tembici – que conta com o patrocínio do Itaú Unibanco, Trunfo – com patrocínio da Bradesco Seguros, Bike Fácil, Serttel e Yellow. As duas primeiras já operavam com estações na cidade antes da nova regulamentação do setor e se adequaram às novas regras.

As demais operadoras possuem sistema de compartilhamento sem estações (os dockless). Nesse sistema, o usuário pode estacionar a bicicleta em locais previamente indicados pelo aplicativo das empresas por meio de georreferência. A Yellow iniciou seu projeto piloto na cidade de São Paulo com cerca de 500 bicicletas em 2 de agosto. A operadora Serttel também está credenciada junto ao Comitê Municipal de Uso do Viário e se encontra em processo de adequação e operacionalização de seus sistemas.

A regulamentação atual estabeleceu outras novidades para algumas empresas do setor, como a possibilidade de empréstimo das bicicletas por até doze horas, implantado pela Bike Itaú, em locais mais afastados do centro. Isso permite que o usuário possa levar a bicicleta para a casa ao voltar do trabalho e devolvê-la no dia seguinte na mesma estação, por exemplo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.