Vazamento de gás atinge terminal de cargas no Guarujá
Bairro Vicente de Carvalho está tomado pela fumaça
Um grande incêndio atinge nesta quinta (14) o pátio de cargas da empresa Local Frio, na margem esquerda do Porto de Santos, no Guarujá. Segundo o Companhia Docas Estado de São Paulo (Codesp), responsável pelo local, a Guarda Portuária detectou os primeiros focos de incêncio em torno das 15h15. O fogo teria sido ocasionado pela reação química da água da chuva em contato com um produto chamado ácido dicloroisocianúrico, porém não há informações de explosão.
+ Fique por dentro das últimas notícias
A partir daí, as chamas se propagaram e chegaram a pelo menos oito containers. Os bombeiros ainda trabalham no local e, por segurança, a entrada e saída de navios do terminal estão suspensas.
O Corpo de Bombeiros diz que até o momento quatro pessoas foram socorridas pela própria empresa com intoxicação. Não há informações sobre casos mais graves. Moradores de Vicente de Carvalho relatam que o bairro está tomado pela fumaça.
A nuvem de fumaça já atinge a cidade de Santos, onde uma criança foi internada com dificuldades para respiração. No bairro da Ponta da Praia, em Santos, moradores reclamam do cheiro forte da fumaça.
+ Manifestantes se reúnem no Largo da Batata nesta quinta (14)
Orientação
O ácido dicloroisocianúrico em contato com a pele e olhos causa irritação e, em grandes quantidades, pode resultar em queimaduras. A aspiração do produto é altamente nociva à saúde, causando falta de ar, respiração ofegante, sufocação, dores no peito, e, dependendo do tempo de exposição à fumaça, queimaduras e danos irreversíveis
A Defesa Civil orienta as pessoas que sentirem algum mal-estar decorrente do contato com a fumaça para procurar a unidade de saúde do Jardim Boa Esperança, pois a unidade do Distrito de Vicente de Carvalho está fechada por conta do ocorrido.
(Com Estadão Conteúdo)