USP expulsa aluno que tentou fraudar cotas raciais e sociais

A decisão é inédita e foi unânime

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jul 2020, 20h31 - Publicado em 13 jul 2020, 17h41
 (Reprodução Redes Sociais/Veja SP)
Continua após publicidade

Um estudante foi expulso da Universidade de São Paulo (USP) nesta segunda-feira (12) por fraudar cotas raciais e sociais. Ele era aluno do curso de Relações Internacionais. Apesar de outros casos já terem sido abertos para apuração, esta é a primeira expulsão para esse tipo de conduta da história da universidade, criada em 1934.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o aluno é Braz Cardoso Neto, de 20 anos. Ele alegou ser pardo, ter ascendência negra e ser de baixa renda, mas não conseguiu comprovar as declarações. Ainda cabe recurso da decisão e o caso pode ir para o Judiciário. A decisão foi unânime.

O jovem teria enviado fotos de pessoas negras que disse ser seus avós para a comissão responsável pelo julgamento, porém não compartilhou dados que provassem o parentesco. Ascendência não é um critério para inclusão na política de cotas da USP, que avalia o fenótipo da pessoa.

Ainda segundo o jornal, Braz disse que tinha renda de 4 000 reais para quatro pessoas, mas as investigações apontaram que o rapaz viaja frequentemente, inclusive para o exterior.

A USP disse que o estudante teve amplo direito à defesa, mas não conseguiu comprovar a renda declarada para ingresso na instituição e não enviou ao comitê as declarações de renda na íntegra. Braz Cardoso Neto não quis se manifestar.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.