Túneis Ayrton Senna são os primeiros a receber lâmpadas de LED

Nova iluminação do complexo viário que passa sob o Parque do Ibirapuera representa uma redução de 80% no consumo de energia

Por Mauricio Xavier [com reportagem de Daniel Salles, Giuliana Bergano e Isabella Villalba]
Atualizado em 5 dez 2016, 18h18 - Publicado em 28 jan 2011, 23h46

Os túneis Ayrton Senna I e II, que passam sob o Parque do Ibirapuera, são os primeiros da cidade a receber lâmpadas de LED. Mais econômicas e resistentes, elas representam uma redução de 80% no consumo de energia e têm vida útil de aproximadamente 100.000 horas. Após um investimento de 6,2 milhões de reais e dois meses de trabalho de instalação, o sistema foi concluído para o aniversário de São Paulo, na última terça (25). O número de projetores de luz caiu 40%: de 3.000, das antigas lâmpadas de vapor de sódio, para 1.644, com a nova tecnologia. A entrada e a saída das passagens, além do monumento em homenagem ao piloto, também receberam 444 luzes de destaque, em cor azul. As vias subterrâneas possuem 1.700 metros (no sentido centro-bairro) e 1.950 metros (bairrocentro). Os próximos túneis programados para ganhar a nova iluminação neste ano são o Anhangabaú e o Tom Jobim, ambos no centro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.