Dicas de beleza para depois da farra
Saiba como cuidar da pele, dos cabelos e do corpo depois da bagunça no Carnaval
Depois de quatro dias pulando, trocando o dia pela noite e não se alimentando de forma equilibrada, é natural que o corpo apresente alguns sinais típicos do pós-Carnaval. Inchaço, desidratação, dores musculares e cansaço são só alguns deles. Fomos atrás de especialistas, que ensinam como atenuar esses efeitos e recuperar cada parte do corpo:
Pele
“As pessoas normalmente desgastam a pele por causa do cansaço e dos excessos de álcool e de exposição ao sol”, explica a dermatologista Lígia Kogos. Segundo ela, a combinação desses três fatores deixa a cútis com um aspecto ressecado, inchado e avermelhado, sem falar nas olheiras e bolsas nas pálpebras inferiores.
Para consertar o estrago, basta seguir três passos simples. O primeiro é limpar bem a pele com um sabonete forte _ aqueles à base de enxofre, por exemplo _ ou com uma loção hidroalcoólica. Isso, aliado a movimento circulares de massagem, irá eliminar os resíduos dos poros e aliviar a sensação de inchaço. A segunda etapa consiste em dar vida ao rosto com um hidratante à base de vitamina C, que, por combater os radicais livres, ajuda a descansar e a revitalizar a pele. “Você pode aplicar uma vez pela manhã e outra antes de dormir”, ensina a dermatologista.
O terceiro passo é específico para quem foi vítima do efeito “camarão”. “Cremes que contenham pantenol, silicone, aloe vera ou alantoína aliviam o desconforto da pele queimada, além de disfarçar o aspecto descascado”, explica Lígia.
Se você tem tempo e dinheiro, também vale investir em tratamentos dermatológicos, como os peelings superficiais. Uma opção é o de cristal, que vai fazer a pele danificada escamar e, depois da hidratação, deixará a nova cútis mais vistosa. Contudo, Luciane Donida Bartoli Miot, da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo, faz um alerta: “Se a pessoa estiver muito bronzeada ou com a pele sensível, é melhor hidratar bem a face antes do procedimento”.
Cabelo
Segundo Luciane, a primeira coisa a fazer para recuperar os cachos é agendar um horário no salão de beleza e passar a tesoura. “A pessoa não precisa cortar muito, basta eliminar a parte ressecada do cabelo e as pontas duplas. “Mas, se a mudança no visual não está nos seus planos, uma sugestão para transformar a palha em seda é usar um shampoo antirresíduos para uma boa limpeza e, depois, hidratar os fios, do meio para as pontas, com um condicionador ou um leave-in.
Corpo
Depois de várias horas no agito, o corpo mostra sinais de cansaço e dores musculares. Nessas situações, um bom ajuste feito por um quiropraxista pode ajudar _ e muito!. A quiropraxia é um movimento rápido feito com as mãos que, não raras vezes, provoca um estalo no ato da “torção”. Mas nada de pânico. Os quiropraxistas são profissionais habilitados e usam técnicas aprovadas para colocar tudo no lugar. “É natural que a pessoa que pulou Carnaval tenha um estresse muscular ou um desalinhamento do sistema articular”, conta Cláudio José de Souza, da Associação Brasileira de Quiropraxia.
Ana Paula Facchinato, quiropraxista e pós-graduada em residência clínica pela Western States Chroptactic College, garante que esse é um tratamento rápido, eficaz, com bem-estar imediato.
Outras opções de relaxamento são: acupuntura, bandagem terapêutica _ técnica comum entre esportistas que consiste em espécies de fitas elásticas aplicadas no lugar da lesão _, ioga e massagem.
Se não há tempo para essas terapias, siga essa outra boa dica de Lígia Kogos: borrifar essência de eucalipto no banheiro e deixar acumular vapor. “O efeito é parecido com o de uma sauna, relaxando o corpo e deixando o espírito mais zen.”
Para os pés, Lígia sugere deixá-los um pouco na água quente do chuveiro ou em uma bacia. Em seguida, massagear com um creme à base de ureia e ácido glicólico, para afinar a pele e amenizar as dores. Por último, se os pés continuarem ressecados e um pouco ásperos, passe um hidratante e os enrole em filme de PVC ou em saco plástico. “Vá dormir com os pés assim. Quando você acordar, eles estarão mais macios”, garante.
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Gianni se dedica à tradição italiana e acerta nos clássicos
Henri Castelli: o que se sabe sobre agressão que desfigurou rosto do ator
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?





