A história por trás da torre de neon da Avenida Paulista
Idealizada pelo artista Antonio Peticov, estrutura colorida existiu por 27 anos
Uma antena de 40 metros de altura com as cores do arco-íris em neon habitou o topo do Edifício Saint Honorè, na Avenida Paulista, durante 27 anos. Ícone de São Paulo, a Torre TransBurti foi idealizada pelo artista paulista Antonio Peticov em 1995 e permaneceu no prédio até meados de 2022.
A obra foi uma encomenda de Luiz Carlos Burti, dono da Editora Gráficos Burti Ltda que precisava de uma estrutura repetidora de micro-ondas para ligar a gráfica e os clientes. “Ele queria fazer uma torre que não fosse igual às outras da Paulista”, conta Peticov, que se inspirou em outra de suas produções, uma escada neon, para produzir a torre de LED.
“Foi uma releitura da minha escadinha”, explica o artista. Peticov confessa que não recebeu remuneração em dinheiro, mas em equipamentos da Macintosh e cursos. “Até hoje são os computadores que eu uso”, conta.
Em 2022, devido ao aumento no valor do aluguel do uso do teto, Burti optou por desmontar a instalação e doou o material que a constituía para a empresa de desmontagem.