Tadeu Jungle ganha homenagem da Cinemateca
Videomaker ganha retrospectiva e falará com o público na abertura do evento
Após se formar em rádio e televisão pela Escola de Comunicações e Artes da USP e fazer uma pós-graduação em documentário na San Francisco State University, Tadeu Jungle, 57 anos, passou a realizar trabalhos em plataformas diversas, da fotografia à performance, da videoarte ao longa-metragem. No fim dos anos 1970, fundou a TVDO, considerada uma das mais inventivas produtoras de audiovisual do país, e, em 1986, a The Academia Brasileira de Vídeo, primeira escola de audiovisual do país.
+ Onde assistir ao novo “Batman” em Imax e XD
+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
A partir de amanhã (24), a Cinemateca homenageia o artista, com uma mostra retrospectiva. O realizador estará presente na abertura do evento e participará de debate com o público.
A programação apresentará os primeiros trabalhos de Jungle – como “O Pograma do Ratão” (sic), realizado ainda na graduação – e realizações mais recentes como os longas “Amanhã Nunca Mais” (2011), ficção protagonizada por Lázaro Ramos, e “Evoé, Retrato de um Antropófago”, documentário sobre Zé Celso, líder do Teatro Oficina.
+ Leia a crítica de Miguel Barbieri Jr. para “Evoé, Retrato de um Antropófago”
Também estão previstas sessões de episódios do programa “Avesso”, feito para a TV Cultura em 1984; seis documentários da série “Amores Expressos”, que acompanha o processo literário de escritores convidados a viajar para outros países em busca de inspiração; além de uma versão ainda não finalizada do documentário “Amazônia Niemeyer – Uma Viagem pela Estrada Belém-Brasília”.