Continua após publicidade

Blindagem de veículos aumenta 55,72% no semestre no estado

Puxado pelo patamar alto dos casos de roubos e furtos, segmento vem batendo recorde ano após ano

Por Clayton Freitas
24 jul 2023, 18h25
Marcelo Silva, da associação: medida apenas dá condições de fuga
Marcelo Silva, da associação: medida apenas dá condições de fuga (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

Surfando na onda da alta de casos de furtos e roubos de veículos, o mercado de blindagem cresce cada vez mais, sobretudo em São Paulo. De janeiro a junho deste ano 11 810 veículos receberam a proteção, numa média de um a cada 22 minutos. O número representa um aumento de 55,72% em relação ao mesmo período de 2022, quando 7 584 carros foram blindados.

+Com superlotação, Hospital da USP reabre pronto-socorro adulto

Embora os dados da evolução sejam do estado de São Paulo, a maior parte está concentrada na capital, segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) que elaborou o levantamento com base nos dados do Exército, órgão responsável por regularizar o segmento.

Os números mostram ainda que cresceu a participação do Estado de São Paulo no total de veículos blindados no país, passando de 64,76% no primeiro semestre de 2022 para 84,7% no comparativo com o mesmo período deste ano. “Em São Paulo, temos observado o crescimento espantoso dos roubos de celulares, quando os bandidos quebram o vidro do carro para cometerem o delito. Esse cenário de fato cria um ambiente de completo medo e quem tem recursos vem buscando na blindagem a proteção”, afirma Marcelo Silva, presidente da Abrablin.

+Estado autoriza novo acesso na rodovia Ayrton Senna para futuro entreposto

Os clientes que mais requisitam a proteção são os donos de carrões, os SUVs. De 2019 a 2020, as marcas que mais tiveram os carros blindados foram a Toyota, Jeep, Volkswagen, BMW e Volvo.

Continua após a publicidade

Alta

Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam alta no roubo e furto de veículos nos primeiros cinco meses de 2023 em relação a igual período de 2022. Foram 15 754 casos de roubo de carros de janeiro a maio deste ano, numa alta de 2,23% em relação a 2022. No caso dos furtos, o aumento foi de 5% (passou de 37 535 para 39 422).

Compartilhe essa matéria via:
 
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.