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Sapatos são itens mais comprados por paulistanos em shoppings

Pesquisa da associação do setor indica que 57% vão aos centros de compras por lazer, alimentação e serviços

Por Clayton Freitas
Atualizado em 15 ago 2023, 17h18 - Publicado em 15 ago 2023, 17h14
Pessoas de 30 anos a 44 anos formam a maioria do público que visita os 55 shoppings da capital (r Campanato/Agência Brasil/Reprodução)
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Segundo um antigo ditado –há quem suspeite que foi criado pelos cariocas– a praia do paulistano é o shopping. Seja lá quem falou isso está repleto de razão, já que quase metade (48%) dos residentes da capital visitam esses espaços ao menos uma vez por semana e outros 43% vão a algum shopping a cada 15 dias ou uma vez por mês.

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Os dados são de uma pesquisa da Fronte Pesquisa, especialista em sondagens do varejo, e feita a pedido da Abrasce (Associação Brasileira e Shopping Centers). Um dado curioso é que seis em cada dez compras (61%) são de sapatos, o item mais adquirido pelos paulistanos em suas idas a esses locais. Vestuário aparece em segundo lugar, com 50%, seguido de artigos para casa (31%). Apesar de ser muito associado às compras, os 55 shoppings da capital têm se tornado pontos de encontro de lazer, gastronomia e serviços (57% vão por estes motivos).

“Essa pesquisa é muito importante para entendermos a evolução da sociedade”, afirma Glauco Humai, presidente da associação. “Os shoppings não são mais só um centro de compras, mas um centro de convivência e conveniência”, diz o executivo.

Possibilidade de fim do parcelamento no cartão de crédito precisa ser melhor esclarecida, diz Glauco Humai, presidente da Abrasci
Possibilidade de fim do parcelamento no cartão de crédito precisa ser melhor esclarecida, diz Glauco Humai, presidente da Abrasce (Claudio Gatti/Abrasce/Divulgação)

A sondagem denominada “O Perfil dos Frequentadores de Shoppings Centers” ouviu 4 300 pessoas  em todos os 26 estados e também do Distrito Federal entre os meses de fevereiro e março deste ano. Dados da Abrasce indicam que são 628 os shoppings existentes no país. Feita há 15 anos, foi a primeira vez que moradores de todos os 248 municípios do país que contam com shoppings foram entrevistados.

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Os dados da capital paulista foram tabulados com exclusividade para a Vejinha. Eles mostram algumas diferenças de hábitos de consumo dos paulistanos em relação aos demais moradores dos estados do Sudeste e do resto do país. Um deles é que 41% dos frequentadores de shoppings o fazem com seus pets na cidade de São Paulo, bem acima da média nacional de 30%. “Se não foi a primeira, São Paulo foi uma das primeiras cidades a permitir a entrada de pets em shopping. É uma característica local”, afirma Humai, da Abrasce.

Os paulistanos também são aqueles que mais usam a internet disponibilizada pelos centros de compras: 43%, acima dos 40% da média nacional. E também os que mais baixam os aplicativos de celular dos shoppings: 37%. Os moradores da capital são ainda os que mais vão aos centros de compras para conferir eventos: 53%. A principal decisão que leva um paulistano a sair de casa para um shopping é a localização (28%), seguida da oferta de lojas disponíveis, com 21% das respostas.

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A faixa etária predominante é de pessoas de 30 anos a 44 anos (28%), seguidos por aqueles de 20 anos a 29 anos de idade (24%). A maior parte (66%) prefere ir com a família, 64% são casados e e 44% dizem que a segurança é o principal diferencial de comprar num shopping.

Em relação à renda, o público mais frequente (32%) nesses empreendimentos é composto por aqueles que ganham de 4 092 reais a 7 920 reais (de 3,1 salários mínimos até 6). O meio de pagamento mais usado é o cartão de crédito, predileto por 75% dos entrevistados. Assim como o resto do varejo, a possibilidade do fim do parcelamento sem juros no crédito também deve impactar os shoppings. “O brasileiro tem a cultura de parcelar sem juros. Isso alavancou muito o varejo e caiu no gosto do brasileiro. Precisamos entender melhor qual é  essa lógica”, afirma o executivo.

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