Sesc Avenida Paulista exibe obras recentes de Bill Viola
Visões do Tempo segue em cartaz até 9 de junho. A entrada é gratuita
Até 9 de setembro, o Sesc Avenida Paulista exibe As Visões do Tempo, com doze obras do artista Bill Viola, pioneiro da videoarte. Os trabalhos cobrem a produção do americano nas duas últimas décadas.
A exposição, negociada desde abril de 2017, aborda questões recorrentes na produção de Viola, como o corpo em transição e a dilação do tempo.
Uma das obras, Capela de Ações Frustradas e Gestos Fúteis (2013) é composta por nove vídeos em que ações se repetem em um looping infinito.
“De alguma maneira, as ações que vemos lá falam de pequenos recomeços presentes na vida, de ciclos de renascimento e morte”, afirma Juliana Braga, gerente de artes visuais e tecnologia do Sesc SP.
Braga destaca também Nascimento Invertido (2014). A obra ocupa uma das pontas da mostra. Nela, vemos o corpo de um homem ser submetido a jatos verticais de tintas de diferentes cores. Tem-se a sensação de uma transformação turbulenta.
Devido à metragem do espaço expositivo – que limitaria uma retrospectiva completa -, a mostra conta com um programa de vídeos dos trabalhos mais antigos, a exemplo de The Passing (1991). As seções acontecem nos dias 5 de junho, 3 de julho e 7 de agosto.
Outra ação paralela é o lançamento do livro Bill Viola, de John G. Hanhardt, em português. A publicação é um boa nova para pesquisadores do artista que tem dificuldade de encontrar no Brasil materiais sobre o artista.
As Visões do Tempo fica em cartaz até 9 de setembro. O horário de funcionamento do Sesc Avenida Paulista é terça a sexta, 9h às 21h30, domingo, 10h às 18h30. A entrada é gratuita.