Continua após publicidade

Sem água, moradores invadem escolas em Sorocaba

Cerca de 500 000 pessoas estão sem abastecimento na cidade; prefeito informou que as invasões não serão tratadas como casos policiais

Por Estadão Conteúdo
2 fev 2017, 16h22
Sorocaba: região segue alagada na manhã desta quarta-feira (1) após forte temporal que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (31). A situação mais crítica foi no Parque das Águas. (Miguel Pessoa / Futura Press / Estadão Conteúdo/)
Continua após publicidade

Prédios de vinte escolas infantis e creches da rede pública foram invadidos na madrugada desta quinta-feira (2) em Sorocaba, no interior de São Paulo, por moradores em busca de água. Depois que um temporal destruiu uma adutora de 800 milímetros de diâmetro na noite de terça-feira (31), cerca de 500 000 pessoas estão sem abastecimento na cidade.

Com baldes e galões, os invasores arrombaram os portões para entrar nas unidades, que estavam fechadas. Desde a quarta-feira (1), Sorocaba está em estado de emergência em razão dos estragos causados pelo temporal.

O prefeito José Crespo (DEM) informou que as invasões não serão tratadas como casos policiais. Conforme sua assessoria, Crespo entende que a ação foi motivada pelo desespero de famílias que já ficaram sem água nas torneiras. Ele determinou que as mesmas unidades sejam abastecidas por caminhões-pipa e funcionem como pontos de abastecimento para os moradores. A prefeitura obteve a cessão de cinquenta veículos para atender as creches e escolas municipais.

No início da tarde, os caminhões começaram a abastecer as unidades, escoltados pela Guarda Civil Municipal. Havia filas em alguns pontos de distribuição. A adutora que rompeu com as chuvas, com capacidade para 1 400 litros por segundo, é a maior do sistema de captação e tem catorze quilômetros de extensão, trazendo para a cidade a água da Represa de Itupararanga.

A prefeitura fez a contratação emergencial de uma empresa para acelerar os reparos, mas o abastecimento só deve ser normalizado na segunda-feira (6).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.