Dona Marisa Letícia morre aos 66 anos

Óbito da ex-primeira-dama foi registrado às 18h57. Relembre sua trajetória em 10 imagens

Morreu às 18h57 desta sexta (3) Marisa Letícia Lula da Silva. A ex-primeira-dama estava sem aparelhos desde que os médicos do hospital Sírio-Libanês detectaram a ausência de atividade cerebral, na quinta (2). O procedimento faz parte do protocolo para confirmação da morte encefálica. 

Marisa, de 66 anos, esteve internada na UTI do hospital desde 24 de janeiro, quando foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ela passou mal em casa, em São Bernardo do Campo, e foi a um hospital local antes de dar entrada no Sírio. Chegou consciente e foi imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular e oclusão do aneurisma.

A equipe que cuidava do caso era comandada pelos médicos Roberto Kalil Filho, cardiologista de Lula, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

O velório será realizado amanhã na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, a partir das 9 horas. Marisa havia manifestado a familiares o desejo de ser cremada, o que será atendido. Em seguida, haverá uma no cemitério Jardim da Colina, também em São Bernardo do Campo.

Na quinta (2), a morte cerebral foi confirmada após realização de um exame e a família autorizou a doação de órgãos.

O ex-presidente Lula se pronunciou em sua página no Facebook: “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos.”

Trajetória

Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em 1950, filha de um vendedor de hortifrutis em São Bernardo do Campo. Começou a trabalhar aos 13 anos de idade como embaladora de bombons em uma fábrica de chocolates. Aos 19, casou-se com o taxista Marcos Cláudio e deu à luz seu primeiro filho, Marcos Cláudio. Ainda grávida, perdeu o marido assassinado a tiros.

Conheceu Lula em 1973 no Sindicato dos Metalúrgicos da cidade do Grande ABC, que ela frequentava como funcionária da prefeitura. Sete meses depois, estavam casados. Lula adotou o primeiro filho da mulher e lhe deu seu sobrenome.

Da união de mais de trinta anos nasceram três filhos: Sandro, Luís Cláudio e Fábio, conhecido como Lulinha. O ex-presidente é pai também de Lurian Cordeiro Lula da Silva, de seu relacionamento com a enfermeira Miriam Cordeiro. 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do PT e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, com a esposa Marisa Letícia Lula da Silva, durante seu julgamento no STM, que anulou a sentença de prisão proferida pela 2ª Auditoria Militar de São Paulo. Lula com Marisa Letícia, durante julgamento no STM (Foto: Carlos Namba)

Lula com Marisa Letícia, durante julgamento no STM (Foto: Carlos Namba) (/)

Marisa estreou na vida política militando ao lado de Lula, para incentivar outras mulheres a participar dos protestos sindicais. Quando o ex-presidente e outros sindicalistas foram presos pela polícia política, em abril de 1980, ela organizou uma passeata pela libertação dos detidos. Teria sido ela que cortou o pano vermelho e costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores.

Com a vitória nas urnas de Lula, Marisa se tornou primeira-dama em 2003. Sua atuação no cargo, porém, foi pouco expressiva.

Seu nome se tornou mais frequente no noticiário novamente a partir de dezembro de 2016, quando ela se tornou ré na Operação Lava Jato junto com o marido. Lula e Marisa foram indiciados pela Polícia Federal em agosto de 2016 no âmbito nas investigações sobre a compra do tríplex no condomínio Solaris, no Guarujá, que seria fruto do esquema de corrupção envolvendo construtoras que firmaram contratos com o governo.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s