São Paulo é a sexta capital mais verticalizada do Brasil
Na metrópole paulistana, menos de 30% dos imóveis são apartamentos
Um levantamento realizado pelo Grupo Zap apontou que Porto Alegre é a capital mais edificada do Brasil, com 47% das construções verticalizadas. O ranking traz ainda Vitória (ES, 43%,) Rio de Janeiro (RJ, 38%), Florianópolis (SC, 38%) e Belo Horizonte (MG, 33%). Ao contrário do muita gente imagina, São Paulo, com seus arranha-céus, aparece apenas na sexta colocação, com 28% de moradias edificadas.
No levantamento das não-capitais, Santos (SP) se apresenta com 63%, seguida por Balneário Camboriú (SC), com 57% e Niterói (RJ), com 42%. Entre as dez primeiras nesse segmento, seis estão localizadas em áreas litorâneas.
Quando o estudo aponta a quantidade total de apartamentos, independente do tamanho dos prédios, ninguém bate São Paulo, que possui mais de 1 milhão de moradias em edifícios, seguida por Rio de Janeiro (806 000), Belo Horizonte (251 000) e Porto Alegre (237 000). “A importância econômica das grandes capitais do Brasil reflete os altos investimentos realizados em moradia, e consequentemente a elevada quantidade absoluta de apartamentos”, afirma Sérgio Castelani, economista do Grupo Zap e um dos responsáveis pelo estudo.