Avatar do usuário logado
Usuário

Anhembi recebe 6 milhões de visitantes por ano

Com capacidade saturada, o local receberá reforço de uma área de 370 000 metros quadrados do Campo de Marte

Por Daniel Navas
17 dez 2010, 16h58 • Atualizado em 5 dez 2016, 18h23
Anhembi - Salão do Automóvel - 2196a
Anhembi - Salão do Automóvel - 2196a (Divulgação/)
Continua após publicidade
  • Localizado em uma área de 400.000 metros quadrados entre a Avenida Olavo Fontoura e a Marginal Tietê, o Anhembi Parque abriga sambódromo, centro de convenções, auditório, arena para shows e pavilhão de exposições, o que produz uma receita anual para os cofres municipais de 66 milhões de reais. Dos cinco espaços, nenhum é tão movimentado quanto o último. Recebe 6 milhões de visitantes por ano, mais da metade dos 11 milhões que passam pelo complexo inteiro no período, fluxo amparado pelo maior estacionamento da cidade, com capacidade para 7 500 veículos. Segundo dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), o pavilhão acolhe 13% dos cerca de 170 grandes eventos de negócios realizados anualmente em todo o Brasil. Apesar disso, interessados em alugar seus 76 000 metros quadrados poderão ter alguma dificuldade: a agenda está com 80% de ocupação até 2015. 

    Criado pelo publicitário Caio de Alcântara Machado, o então Centro de Convenções Anhembi abriu suas portas em 1970, numa edição do Salão do Automóvel. Um ano depois, foi adquirido pela prefeitura, passando a receber os mais variados setores. Tem dezenove ruas transversais, oito perpendiculares e até sua arquitetura é um atrativo. “A forma retangular ajuda no fluxo de visitantes, pois facilita a passagem por todos os estandes”, afirma Marcelo Vital Brazil, diretor da Equipotel, evento de hotelaria que acontece todo mês de setembro.

    Cerca de 5 000 pessoas são contratadas a cada exposição. Mas muitas outras acabam envolvidas no processo. “Reunimos em torno de 6 000 trabalhadores para montagem e desmontagem das estruturas. Normalmente, dispomos de cinco a oito dias para deixar tudo pronto”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo (Sindiprom), Dárcio Bertocco. Com sua capacidade saturada, o pavilhão receberá reforço: uma área de 370 000 metros quadrados do Campo de Marte deve ser incorporada ao Parque, para a construção de dois novos prédios. “É uma região muito bem localizada, próxima às duas principais vias de São Paulo, a Marginal Tietê e a Avenida 23 de Maio, o que atrai os empresários”, afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, administradora do local.

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês