Continua após publicidade

Samira Fouad Salah: “Agora é que estou no auge!”

Maquiadora de 36 anos está no último ciclo da quimioterapia para tratamento de um linfoma

Por Giovana Romani
Atualizado em 5 dez 2016, 18h07 - Publicado em 30 abr 2011, 00h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Sempre fui muito ativa e alto-astral. Trabalhava bastante, saía com as amigas, paquerava… Comecei a sentir fortes dores nas costas há um ano. Depois, notei um nódulo na axila direita e os sintomas aumentaram. Tinha febre de 39 graus duas vezes ao dia e suava tanto que precisava trocar o lençol toda noite. Sem falar na coceira insuportável pelo corpo. Vivia à base de dipirona. Consegui ser examinada por um médico conhecido que diagnosticou o linfoma. A palavra câncer jamais passou pela minha cabeça. Nem sequer sabia a dimensão da doença. Tenho linfoma de Hodgkin, tipo de câncer no sistema linfático. Depois da minha primeira sessão de quimioterapia, fui embora para casa, em Campo Limpo, de ônibus. Passei mal durante a noite, tive febre, vomitei e voltei para o hospital chorando em uma cadeira de rodas. Hoje, já me acostumei à rotina do tratamento. Deixei meu cabelo cair naturalmente. No fundo, tinha a esperança de que conseguiria mantê- lo. Eu mesma costuro meus lenços. Preciso manter a autoestima e ser forte para cuidar do meu filho, de 13 anos. Agora estou solteira. Tinha um casinho, mas me afastei quando descobri a doença. Ia ficar triste se ele não me ligasse mais. Em maio, começo meu oitavo — e último — ciclo de quimioterapia. Depois, refarei os exames. No último dia 3, comemorei meu aniversário em uma balada, cercada de amigos. Imagine eu morrer aos 36 anos. Agora é que estou no auge!”

    Publicidade

    + A vida depois do diagnóstico de câncer

    Publicidade

    Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp)]

    Publicidade

    Vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, é o maior centro de tratamento oncológico da América Latina. Foi inaugurado em 2008, na Avenida Doutor Arnaldo, com investimento de 340 milhões de reais

    Publicidade

    Pacientes atendidos por ano: 150.000

    Continua após a publicidade

    Novos casos por ano: 12.000

    Publicidade

    Sessões de quimioterapia por ano: 50.000

    Número de cirurgias oncológicas por ano: 6.000

    Publicidade

    Porcentual de atendimentos pelo SUS: 100%

    Continua após a publicidade

    Há espera para consulta? Sim, de cerca de um mês (tel.: 3893-2000)

    Publicidade

    Avanços e novidades: há quinze dias, o instituto adquiriu um equipamento que une ressonância magnética e ultrassom com foco de alta intensidade para localizar e destruir tumores. Trata-se do High Intense Focus Ultrassound (Hifu), de 1,5 milhão de reais, usado no tratamento de miomas e metástases ósseas.

    “Nosso objetivo é oferecer alternativas não invasivas ao paciente”, afirma o secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri. Posteriormente, o Hifu poderá ser utilizado em outros tipos de câncer e na liberação de drogas quimioterápicas de alta concentração (tóxicas ao organismo).

    Encapsulada, a medicação forte se desprenderá apenas por meio do calor emitido pelo ultrassom, garantindo que atinja somente o tumor. “Temos mais de 100 protocolos em pesquisa clínica”, diz o oncologista Paulo Hoff, diretor do Icesp. Outra unidade recém-inaugurada, o Centro de Investigação Translacional em Oncologia vai integrar uma rede de vinte grupos de estudos do Hospital das Clínicas, do Incor e do A.C. Camargo, entre outros.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.